nsc
    dc

    SEGUNDA VIA 

    Cuidado ao agendar primeira e segunda via da carteira de identidade

    Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP-SC) alerta para sites que cobram taxas de até R$ 25 para agendamento do documento

    17/05/2020 - 07h25

    Compartilhe

    Por Fabrício Vitorino
    Carteira de Identidade
    Carteira de Identidade
    (Foto: )

    O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP-SC) alerta para sites que cobram taxas de até R$ 25 para agendamento da primeira e segunda vias da carteira de identidade. O serviço é gratuito no site do IGP. Fazer o agendamento nesses sites é extremamente perigoso, já que não são páginas oficiais e os dados não estão em ambiente seguro. Além disso, os agendamentos são automaticamente cancelados, já que não são feitos pelo site do IGP.

    Os casos já foram denunciados ao Procon e estão sob investigação. Qualquer agendamento para emissão de carteira de identidade deve ser realizado única e diretamente no site do instituto.

    Udesc ajuda os pequenos negócios

    A Smart Consultoria Júnior, empresa júnior da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, está fornecendo mentorias personalizadas e gratuitas para ajudar pequenos negócios a superar a crise causada pelo novo coronavírus. O auxílio ocorre por meio de encontros virtuais.

    A Smart oferece uma reunião de diagnóstico e uma outra para direcionamentos de acordo com as necessidades constatadas pelo cliente. A preferência será dada a empresas pequenas de Joinville, principalmente do setor varejista. Para agendar uma mentoria gratuita, basta acessar o site.

    Home office seguro

    Pesquisa da empresa de Kaspersky aponta que dois em cada três funcionários que estão em home office não receberam nenhuma orientação de segurança digital. A mesma sondagem constatou que 40% dos entrevistados no Brasil foram alvo de cyberataques relacionados à Covid-19. Por isso, é importante manter os softwares de segurança atualizados, forçar a troca de senhas em intervalos curtos e, mais importante, fazer treinamentos com as equipes – garantir que todos conheçam os riscos e saibam como evitá-los. Mas o mais crítico é, em caso de problemas, saber a quem recorrer.

    Game Jam Univali vai até 22 de maio

    O 1º Game Jam on-line, maratona de programação que desafia os participantes a criarem, durante o evento, um jogo digital baseado em um tema surpresa, acontece até dia 22 de maio. A iniciativa, promovida pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), se tornou “virtual” devido ao isolamento social para prevenção do novo coronavírus, vai premiar as três melhores equipes.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas