nsc
    nsc

    Sempre alerta

    Cuidados com o álcool em gel vão desde a compra até o armazenamento correto do produto

    Guardado de maneira incorreta, o álcool em gel pode causar acidentes e perder sua eficácia

    26/10/2020 - 12h52

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    É preciso guardar o álcool de maneira correta para preservar sua eficácia
    É preciso guardar o álcool de maneira correta para preservar sua eficácia
    (Foto: )

    Principal aliado na luta contra a Covid-19, o álcool exige cuidados! E não estamos falando do manuseio, algo muito sério e que deve ser feito com atenção, mas da forma como ele é adquirido e armazenado. Falando especificamente do álcool em gel 70%, que é o mais usado neste momento, a forma como o mantemos - local e temperatura - interfere, inclusive, na eficácia do produto.

    Antes disso, cabe um outro alerta: é de suma importância que o álcool em gel 70%, bem como outras variações da substância, e produtos de limpeza em geral, sejam mantidos longe do alcance de crianças. No caso do álcool em gel, a Anvisa orienta manter longe, principalmente, de crianças entre um e cinco anos de idade.

    Álcool deve ser mantido em local fresco e arejado, em temperatura inferior a 40°C
    Álcool deve ser mantido em local fresco e arejado, em temperatura inferior a 40°C
    (Foto: )

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do seu Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), alerta também para os cuidados com os animais de estimação, mas ressalta, principalmente, sobre a importância de manusear o álcool longe de chama, uma vez que se trata de um produto altamente inflamável, inclusive o gel.

    Voltando a falar sobre aquilo que pode alterar a eficácia da substância, o álcool deve ser mantido em local fresco e arejado, em temperatura inferior a 40°C. Exposto ao sol, além de ter sua ação prejudicada, há o risco de combustão. A embalagem precisa estar sempre fechada, e passar o produto de um recipiente para outro não é recomendável.

    O ideal é sempre conferir as recomendações que estão presentes na embalagem do produto. Elas devem explicar a forma correta de uso e armazenamento para que não haja dúvidas e se evite acidentes.

    Estas preocupações devem ser recorrentes, inclusive na compra do álcool em gel. Primeiro, você deve adquiri-lo em locais devidamente regulamentados e, em hipótese alguma, comprar produto clandestino. No local de venda, os cuidados de armazenamento devem cumprir aquilo que ressaltamos anteriormente.

    Fique atento também ao produto em si. Álcool em gel tem consistências diferentes. Normal. Isso não afeta seu propósito. Ainda assim, mesmo que tenha cor, ele precisa ser transparente.

    Armazenar álcool de maneira correta, preserva o produto e evita acidentes
    Armazenar álcool de maneira correta, preserva o produto e evita acidentes
    (Foto: )

    Agora que você já sabe onde comprar e como escolher o álcool em gel corretamente, além de armazená-lo de maneira adequada para que não gere problemas ou perca sua ação, cuide também do uso do produto. De forma excessiva, o álcool em gel pode causar o ressecamento das mãos, por exemplo. Nestes casos, hidratantes ajudam e não comprometem a proteção que ele oferece.

    É claro que você deve reaplicar o álcool em gel sempre que necessário, mas se for possível, não abra mão de usar também água e sabão.

    Nano Protect: produtos garantem proteção à sáude

    Pensando na sua segurança, não só contra o novo Coronavírus, mas também na utilização de um produto que não agrida a sua saúde, a About You Cosméticos, empresa de Joinville (SC), criou a linha Nano Protect, com produtos de higiene pessoal e limpeza de ambientes com ação antivírus cientificamente comprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

    A linha Nano Protect é composta por cinco produtos virucidas e bactericidas, com laudo validado pelo Laboratório de Virologia Aplicada da UFSC, pela Unicamp, possui registro na Anvisa e é indicado, também, pelo selo ABO Recomenda, da Associação Brasileira de Odontologia.

    Os produtos Nano Protect podem ser aplicados diretamente na pele, nas roupas ou em superfícies variadas, e permanecem ativos por até quatro horas – podendo ser reaplicado quantas vezes for necessário –, ou seja, oferece soluções práticas e eficazes para proteção de pessoas e ambientes. Há, ainda, um produto específico para aparelhos de ar-condicionado, que auxilia na manutenção da qualidade do ar do ambiente ao longo do dia.

    Para conhecer toda a linha de produtos Nano Protect acesse o site da AboutYou Cosméticos.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas