Colaborar envolve trabalhar em conjunto com outras pessoas em prol de um objetivo comum. Por isso, uma cooperativa é um lugar feito de pessoas para pessoas, em que a prioridade é o relacionamento de excelência e a transformação de vidas por meio do trabalho. Assim, pode-se resumir o modelo da Viacredi, uma cooperativa de crédito do Sistema Ailos, que acredita no crescimento sustentável de todos, sejam cooperados ou colaboradores.

O propósito de valorizar e reconhecer as pessoas fez com que a Viacredi conquistasse o selo Great Place To Work, que reconhece as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo. Para alcançar a conquista de destaque, a cooperativa aposta em três diretrizes estratégicas: “Colaborador Feliz, Cooperado Realizado e Cooperativa Sustentável”.

Conexão entre propósitos

O foco é oferecer mais do que uma carreira aos colaboradores, mas uma jornada de crescimento e desenvolvimento profissional única. No ambiente de trabalho, a diversidade é valorizada, já que a instituição entende que cada pessoa é única, com diferentes formas de agir, pensar e reagir, o que contribui com a rotina de trabalho.

— Esse dado dá vida ao que chamamos de ‘Jeito Viacredi de Fazer’, uma expressão genuína do nosso compromisso com o futuro das pessoas e das comunidades — comenta a superintendente de pessoas, relacionamento e comunicação, Letícia Liene Pasold.

Bem-estar em foco

Na cultura organizacional da Viacredi, o compromisso com a saúde física, emocional, a integridade, o desenvolvimento intelectual constante e o respeito profundo pela singularidade de cada indivíduo faz parte da rotina diária de todo o time.

— Vemos que toda essa cultura e experiência gerada para nosso colaborador também reflete nas demais pessoas e na comunidade, levando o impacto positivo que o cooperativismo promove na vida das pessoas — reforça Letícia

Benefícios que atendem às necessidades do colaborador

Ao todo, a Viacredi oferece mais de dez tipos de benefícios aos profissionais como Vale-Alimentação, Vale-Transporte, plano de saúde, odontológico e acesso a academias, além de Programas de Participação nos Resultados, apoio psicológico, financeiro, social, jurídico e veterinário.

Todos os anos, a cooperativa realiza pesquisas de clima e pulso com foco na experiência do colaborador em cada ação promovida. Em uma das edições, os colaboradores indicaram o desejo de ter acesso à licença maternidade e paternidade estendida. Por entender que a participação dos pais na vida dos filhos é essencial, a sugestão foi somada ao auxílio infantil, que já era um benefício oferecido. Além disso, os profissionais têm seguro de vida, previdência privada, Day Off de aniversário e bolsa de 50% nos cursos de graduação e pós-graduação.

Por acreditar no desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, a cooperativa oferece acesso à Ailos Educação, uma plataforma interna que oferece cursos e formações diversas. Além dos conteúdos a cooperativa também oferece a Certificação em Negócio Cooperativistas (CNC), na qual mais de 745 colaboradores já foram capacitados, e destes, mais de 200 foram promovidos ao longo do processo.

Continua depois da publicidade

Na Viacredi, o modelo de liderança adotado consiste em educar, apoiar e acompanhar , instigar e desenvolver os colaboradores todos os dias, impulsionando o crescimento de todos como profissionais e pessoas. Por isso, os líderes têm quatro encontros anuais do evento Gestão de Pessoas Servidoras (GPS+), que fortalece a estratégia, cultura e a conexão com o propósito. Além disso, no último ano, os profissionais da Viacredi passaram, em média, 41 horas do ano em capacitações — um aumento de 24% em relação ao ano anterior.

Para saber mais sobre o modelo de negócios da Viacredi, acesse o site da Cooperativa.