No vestibular de 2024, com início para o ano seguinte, o curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do campus Joinville, havia registrado um único inscrito. Um ano depois, a procura pela área aumentou. Foram 20 aprovados para o curso no vestibular realizado no fim de 2025 diante de uma oferta de 28 vagas. O resultado foi publicado nesta semana.
Continua depois da publicidade
Foram 0,04 candidatos por vaga que escolheram Engenharia Ferroviária e Metroviária como primeira opção de curso. Enquanto isso, o mais disputado foi o de Engenharia Aeroespacial, com 6,43 candidatos por vaga no último vestibular.
UFSC Joinville oferece oito cursos
Veja a relação de candidatos por vagas nos cursos de Joinville
- Engenharia Aeroespacial: 6,43 candidatos por vaga
- Engenharia Mecatrônica: 3,43
- Engenharia Automotiva: 2,94
- Engenharia Naval:1,51
- Engenharia Civil de Infraestrutura: 1,34
- Ciência e Tecnologia: 1,0
- Engenharia de Transportes e Logística: 0,54
- Engenharia Ferroviária e Metroviária: 0,04
De acordo com Elisete Zagheni, vice-diretora do Centro Tecnológico de Joinville, o campus da UFSC, esses dados equivalem aos cursos escolhidos como primeira opção, já que a Engenharia Ferroviária e Metroviária, por exemplo, foi escolhida como segunda possibilidade por 24 candidatos. Além disso, há outras formas de ingresso na universidade que podem trazer mais alunos para o curso.
Ainda que tenha 8 vagas sobrando, o aumento de um candidato inscrito para 20 candidatos aprovados em Engenharia Ferroviária e Metroviária é comemorado. Segundo Zagheni, este resultado está associado às ações de divulgação institucional.
Continua depois da publicidade
— A UFSC de Joinville tem investido em diferentes estratégias para ampliar o conhecimento sobre seus cursos, com destaque para a Feira de Cursos, que promove o contato direto entre futuros estudantes, professores e alunos da graduação. O campus também realiza ações em escolas da região, participa de eventos educacionais, desenvolve atividades de divulgação institucional e produz conteúdos explicativos nas redes sociais, além de ações de extensão que aproximam a universidade da comunidade — explica.
Zagheni destaca ainda que, neste contexto, a relação consolidada com empresas e o setor produtivo regional também fortalece a atratividade dos cursos ao evidenciar as possibilidades de atuação profissional, estágios, projetos conjuntos e a inserção dos estudantes no mercado de trabalho. Parcerias com empresas e instituições contribuem para aproximar a formação acadêmica das demandas reais da indústria e dos serviços, avalia.
Ainda segundo a vice-diretora, de forma geral, a UFSC de Joinville avalia positivamente os números de aprovados nos cursos presentes no campus, já que há cursos que fecharam todas as vagas, especialmente aqueles com maior concorrência, como por exemplo a Engenharia Aeroespacial, além de cursos com relação candidato/vaga acima da média do Campus.
— O cenário mostra que o Campus possui cursos altamente atrativos e outros em processo de fortalecimento. A diversidade de perfis é vista como parte natural de um Campus tecnológico e estratégico, e orienta a universidade a continuar investindo em divulgação qualificada, orientação vocacional e aproximação com a sociedade — destaca.
Continua depois da publicidade
Outras formas de ingresso nas vagas públicas na UFSC Joinville
Zagheni explica ainda que o ingresso nos cursos da UFSC Joinville ocorre por diferentes formas, além do vestibular tradicional. Destacam-se o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com base nas notas do ENEM, cujas inscrições serão abertas na próxima semana, de 19 a 23 de janeiro, além das políticas de ações afirmativas, que garantem o acesso a estudantes de diferentes contextos sociais.
Há ainda a possibilidade de ingresso por meio de transferências internas e externas, retorno de graduados e reingresso, conforme editais publicados pela Universidade. Adicionalmente, o campus recebe estudantes por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), fortalecendo a internacionalização e a diversidade acadêmica.
— Além da graduação, o campus também oferta programas de pós-graduação gratuitos, ampliando as possibilidades de ingresso na UFSC Joinville. Atualmente, estão com inscrições abertas até 23 de janeiro dois cursos de mestrado: o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos, ambos com processos seletivos próprios, conforme editais publicados pela universidade — cita.






