A implantação do curso de medicina e áreas de humanas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi tema de audiência pública na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) na última quinta-feira (2).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

A proposta é dos deputados federais Pedro Uczai (PT) e Darci de Matos (PSD), conta com apoio de movimento sociais e tem como objetivo avaliar a possibilidade de implementação do curso, analisando condições do campus, espaço físico para implementação e acolhimento dos alunos nos hospitais da região.

Fotos da audiência pública sobre curso de medicina em Joinville

Durante a reunião, foram debatidos temas como a federalização da Univille, a criação de Institutos Federais na zona Sul da cidade, a implementação de centros de saúde no Norte de Santa Catarina e também da estrutura para implantação para Curva do Arroz se transformar em espaço definitivo da UFSC.

Continua depois da publicidade

Para Alex Sander Magdyel, um dos organizadores do evento e membro do movimento Mais Universidade Pública, afirma que a audiência pública expressa os sentimentos da comunidade e serve para mostrar as demandas de Joinville.

— Queremos o curso de medicina na cidade, junto a um Hospital Universitário. Foram apresentadas também outras demandas, como a ampliação para outros cursos nas áreas de humanas e de licenciatura. Nós saímos muito esperançosos que nossas demandas serão atendidas — destaca.

Em entrevista à CBN Joinville, o deputado federal Pedro Uczai falou sobre os próximos passos para a construção e elaboração do projeto.

— Agora é viabilizar recursos para fazer o prédio, estruturar o projeto pedagógico do curso para concursar os professores e fazer os convênios com os hospitais da região — explica.

Continua depois da publicidade

A professora Melissa Dellacqua, da UFSC de Araranguá, comentou sobre as dificuldades de implementação do curso e sobre os desafios para seu funcionamento. Além disso, ela falou sobre as potencialidades da implantação do curso.

— Dá trabalho e tem que ter uma maestria da direção entre todos os envolvidos. Mas depois de implantado, esse curso traz um monte de benefícios, inclusive na própria rede da cidade. O curso de medicina dispõe de bolsas para ajudar a colocar alunos a integrar as unidades de saúde — pontua.

A UFSC tem uma comissão que trabalha no processo pedagógico para implantação do curso de medicina também em Blumenau. Em Joinville, a universidade existe desde 2009. Atualmente, possui 119 cursos e mais de 30 mil alunos.

*Sob supervisão de Lucas Koehler

Leia mais

Joinville registra recorde de acidentes com motos em 2024

Artilheiro na temporada, Éder Lima sofre lesão e desfalca o JEC Futsal por um mês

Movimento Mais Universidade quer trazer curso de medicina para a UFSC em Joinville

Destaques do NSC Total