No mês de dezembro os estudantes participam dos principais vestibulares de Santa Catarina. Ao todo, 4.124 candidatos disputaram 1.131 vagas na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no último domingo (3). Já no próximo final de semana, dias 9 e 10 de dezembro, 26.040 pessoas participarão do Vestibular Unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Instituto Federal Catarinense (IFC). O processo seletivo está ofertando cerca de 6.700 vagas. Nesses vestibulares, saiba quais são os cursos mais procurados nas universidades públicas do Estado:
Continua depois da publicidade
Clique aqui e receba notícias no WhatsApp
Medicina
O curso de Medicina, ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina é o mais disputado da lista. Sendo 79,34 candidatos para cada vaga no campus de Florianópolis e 54,10 candidatos por vaga no campus de Araranguá.
Fisioterapia
Fisioterapia na Udesc terá 25,93 candidatos disputando uma vaga no campus de Florianópolis. Na UFSC o curso ofertado no campus de Araranguá tem uma procura menor, sendo 3,29 candidatos por vaga.
Design
O curso de Design com habilitação em design gráfico da Udesc tem 22,3 candidatos concorrendo a uma vaga no campus de Florianópolis. Já na UFSC, a concorrência é de 11,79 candidatos por vaga para este curso.
Continua depois da publicidade
Medicina Veterinária
Medicina veterinária na Universidade do Estado de Santa Catarina, oferecido no campus de Lages, tem 18,85 candidatos disputando por uma vaga. No Instituto Federal Catarinense, este é o curso mais disputado, com o índice de 5,75, sendo ofertado no campus de Concórdia.
Psicologia
O curso de Psicologia da UFSC, ofertado no campus de Florianópolis também está entre os mais procurados, sendo 17,38 candidatos por vaga.
Prepare-se para a prova
O Vestibular Unificado acontece já no próximo final de semana, e o professor Alencar Schueroff, que dá aula no cursinho do Professor Ferretto relembra alguns detalhes essenciais para os candidatos no dia das provas:
— As provas vão acontecer no sábado e no domingo entre às 14 h e às 19 h. Interessante frisar que os portões abrem às 13 h. O que o candidato deve levar? Documento de identidade original informado no requerimento de inscrição. Além de tudo, uma caneta esferográfica de material transparente preferencialmente a caneta é preta mas ela pode também ser azul.
Continua depois da publicidade
O professor ainda explica como funciona a estrutura da prova:
— No primeiro dia de prova, são 42 questões, e aí você vai ter Biologia, Matemática, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, ou Libras, e também a Língua Estrangeira. No segundo dia, são 40 questões, mais a Redação. Aí no segundo dia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Ciências Humanas e Sociais Interdisciplinares. Na redação, a UFSC sempre trabalha com mais de uma proposta, e aí você precisa escolher uma delas. No ano passado foi Carta, Manifesto ou Crônica. Por último, é interessante frisar que é uma prova de somatória, então você vai assinalar aquelas que você considera corretas e somar os valores referentes a cada alternativa correta.
Com o vestibular chegando, é normal que os alunos fiquem nervosos. O professor de Biologia e digital influencer Paulo Jubilut, dono de um canal com mais de 3 milhões de inscritos no YouTube dá um conselho para os alunos terem um melhor desempenho:
— Não precisa se desesperar, porque ainda dá tempo de se preparar! Mantenha a calma, procure uma estratégia de estudo que faça sentido para você, e foque nos assuntos de maior incidência.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
“Professores blogueiros” de SC falam sobre o Dia dos Professores; veja
Santa Catarina tem aumento de 13,8% nas inscrições do Enem 2023