A morte do grande mestre de xadrez Daniel Naroditsky, de 29 anos, deixou a comunidade do esporte em choque. O anúncio do falecimento do jovem enxadrista ocorreu na segunda-feira (20), pelo Charlotte Chess Center, clube dos Estados Unidos onde ele dava aula. De acordo com a entidade, a morte ocorreu de forma inesperada.
Continua depois da publicidade
Veja quem foi Daniel Naroditsky, jovem mestre enxadrista
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Nesta semana, a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) abriu uma investigação para apurar ataques contra Daniel Naroditsky. O russo ex-campeão mundial Vladimir Kramnik foi acusado de perseguir publicamente o jovem mestre enxadrista, com alegações infundadas de trapaça em partidas online de xadrez, conforme informações do jornal britânico “The Guardian”.
Kramnik teria afirmado, sem apresentar provas, que Naroditsky utilizava mecanismos no computador para obter vantagem nos jogos. A acusação teria impactado gravemente a saúde mental do jovem. Após o episódio, o indiano Nihal Sarin, que enfrentou Naroditsky em sua última partida online, chegou a afirmar que o ex-campeão russo “tirou uma vida”.
A investigação da FIDE tem o objetivo de apurar as acusações de Kramnik, que já levantou suspeitas semelhantes também contra outros jogadores. Grandes nomes do xadrez, como Hikaru Nakamura, atual número 2 do mundo, e Magnus Carlsen, pentacampeão mundial, condenaram a postura de Kramnik.
Continua depois da publicidade





