Desenvolvido em solo nacional, o serviço de streaming público e gratuito Tela Brasil começou a funcionar oficialmente neste sábado (30) com um catálogo que supera as 550 produções nacionais.

Continua depois da publicidade

Entre as produções disponíveis estão grandes marcos do cinema brasileiro, como Central do Brasil, Cidade de Deus, O Carandiru, Xica da Silva, Olga, A Hora da Estrela e o clássico Deus e o Diabo na Terra do Sol. A lista inicial traz ainda 19 produções qque já representaram o país na corrida pelo Oscar.

Como vai funcionar o cadastro no Tela Brasil?

O que assistir no Tela Brasil

A iniciativa é capitaneada pelo Ministério da Cultura (MinC) em cooperação técnica com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O objetivo central do projeto é expandir o alcance da cultura do país e democratizar o acesso da população às telas.

O acervo inaugural do Tela Brasil foi construído com títulos financiados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e acervos históricos sob a guarda de órgãos ligados ao MinC, incluindo a Cinemateca Brasileira, a Fundação Cultural Palmares, a Funarte e o Centro Técnico Audiovisual (CTAv).

Continua depois da publicidade

Ao todo, o catálogo soma 555 obras audiovisuais que cobrem mais de um século de história — desde raridades gravadas em 1910 até produções finalizadas em 2025. O material está dividido em 267 curtas-metragens, 139 longas-metragens, 85 médias-metragens ou telefilmes e 64 séries.

Como funciona o acesso?

Para navegar pelo catálogo, o usuário não precisa pagar nenhuma taxa, mas deve utilizar as credenciais de sua conta unificada do governo federal, o Gov.br.

O sistema oferece as modalidades de uso Perfil Cidadão, destinado ao público geral para navegação individual, busca por gêneros e criação de listas de favoritos e o Perfil Direcionado, desenvolvido exclusivamente para exibições coletivas e sem fins lucrativos, ideal para uso de professores em salas de aula, cineclubes, bibliotecas municipais, museus e pontos de cultura.

Continua depois da publicidade

Neste primeiro momento, os filmes rodam diretamente pelo navegador de internet em computadores, com suporte para transmissão em Smart TVs. O governo informou que os aplicativos dedicados para smartphones serão lançados no prazo de 30 dias.

Investimento no Tela Brasil

A implementação tecnológica, que envolveu o desenho das soluções jurídicas, a segurança da plataforma e o licenciamento das obras recebeu um aporte financeiro de R$ 9 milhões entre os anos de 2024 e 2025.

Durante o evento de inauguração, realizado na Cidade das Artes, na zona Oeste do Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o streaming como um mecanismo de soberania e identidade nacional, criticando o domínio estrangeiro no setor de entretenimento doméstico.

Continua depois da publicidade

“A quantidade de enlatados de má qualidade que a gente é obrigado a assistir toda noite, porque não tem outra coisa para a gente ver. O que não permite que a juventude brasileira tenha acesso à plenitude da cultura brasileira”, pontuou o presidente.