Com a morte de Francisco Cuoco, a televisão brasileira perde também um dos seus maiores atores, responsáveis por papeis inesquecíveis e momentos que marcaram a teledramaturgia. Cuoco esteve em algumas das cenas mais importantes da história das novelas.
Continua depois da publicidade
Relembre as principais novelas e personagens de Francisco Cuoco
Selva de Pedra (1972)
Francisco Cuoco viveu Cristiano Vilhena, um jovem humilde e ambicioso que deixa o interior em busca de sucesso na cidade grande. Filho de Sebastião e Berenice, Cristiano enfrenta dilemas morais enquanto tenta subir na vida.
Pecado Capital (1975)
Cuoco brilhou como Carlão, um taxista que encontra uma mala cheia de dinheiro esquecida por assaltantes. Dividido entre devolver o dinheiro ou mudar sua vida, ele protagoniza uma das cenas mais impactantes da teledramaturgia: Carlão morre nos trilhos do metrô, abraçado à mala.
O Astro (1977)
Herculano Quintanilha é, talvez, um dos personagens mais carismáticos de Cuoco. Misterioso, sedutor e com conhecimentos de astrologia, telepatia e mágica, ele conquista a todos com seu magnetismo e também se envolve com Amanda, personagem de Dina Sfat.
Continua depois da publicidade
Sétimo Sentido (1982)
Aqui, Francisco Cuoco interpretou Tião Bento, um antagonista complexo, emocionalmente inseguro e obcecado por poder. Ele coleciona sapatos das mulheres com quem se envolve e sonha em ser ator, enquanto disputa espaço com Luana (Regina Duarte).
O Salvador da Pátria (1989)
Em um papel de grande impacto, Cuoco viveu Severo Toledo Blanco, um político ambicioso, rígido e conservador, que mantém uma fachada de homem honrado, mas esconde ações duvidosas. Um personagem cheio de nuances, marcado por sua vida pública e seus conflitos familiares.
Cobras & Lagartos (2006)
Na reta final da carreira nas novelas, Cuoco encantou o público como Omar Pasquim, o milionário dono da Luxus. Doente, ele se disfarça de faxineiro para descobrir quem é digno de herdar sua fortuna. O personagem é divertido, astuto e cheio de humanidade.
Continua depois da publicidade
Leia também
Morre Francisco Cuoco, galã da TV brasileira, aos 91 anos
Francisco Cuoco não lembrava mais de uma das novelas de maior sucesso que protagonizou




