O alto volume de chuvas deve atingir Santa Catarina entre esta quinta-feira (16) e sábado (18), segundo a Defesa Civil. A instabilidade é motivada pela chegada de uma frente fria do Sul, aliada ao fluxo de calor e umidade proveniente da região amazônica.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A chuva, que começou na madrugada desta quinta, deve chegar o longo do dia às regiões ao Norte do Estado, que também podem enfrentar temporais. Na sexta-feira (17), a chuva ganha intensidade entre o período da manhã e tarde, e se estende no decorrer do sábado.

São esperados acumulados de até 250 milímetros no Planalto Sul e no Litoral Sul. No Grande Oeste, na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí, os volumes variam entre 150 milímetros e 200 milímetros. Nas outras regiões do Estado, oscilam entre 60 milímetros e 120 milímetros.

Os temporais podem ser acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, alagamentos e enxurradas pontuais. O risco associado às chuvas é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo, como mostra o mapa abaixo:

Continua depois da publicidade

A temperatura seguirá amena até sexta, por conta das chuvas. No sábado, a chegada do sol eleva as máximas para 30°C, o que deve se repetir no domingo.

Leia também

Entenda por que SC não será atingida por onda de calor

Nova enchente deve atingir Blumenau e Rio do Sul, prevê Defesa Civil de SC