A Defesa Civil de Santa Catarina atualizou nesta terça-feira (3) o aviso de atenção para os efeitos de um novo ciclone extratropical no Estado. Conforme o órgão estadual, o fenômeno irá trazer temporais com chuva intensa e persistente às regiões Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Litoral Sul, entre esta terça e quarta-feira (4).
Continua depois da publicidade
Segundo a previsão do órgão estadual, a terça-feira começou com tempo instável, chuva persistente no Litoral e temporais isolados no Oeste, devido à aproximação do ciclone entre a Argentina e o Paraguai, associada à circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera.
Risco aumenta ao longo da terça-feira
Durante a tarde desta terça-feira, as instabilidades tendem a ganhar força em todo o Estado, conforme a Defesa Civil. O fenômeno favorece temporais com chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Com isso, o risco passa de moderado para alto para ocorrências associadas aos temporais, segundo a Defesa Civil.
Veja as regiões em alerta

Atenção para a madrugada e manhã de quarta
A condição de instabilidade deve persistir durante a madrugada e a manhã de quarta-feira (4), sobretudo no Litoral Norte, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul. Nessas áreas, o risco é maior para alagamentos e enxurradas. Na tarde de quarta, ainda há previsão de novos temporais isolados em grande parte de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Inmet alerta para onda de calor
O cenário ocorre em meio a uma semana marcada por onda de calor no Sul do país, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso engloba as regiões Oeste, Norte e Serra, e vale até o fim do dia do próximo sábado (7).
As temperaturas devem ficar entre 36°C e 40°C no Oeste de Santa Catarina e regiões do Rio Grande do Sul e Paraná, conforme a Defesa Civil.
Os valores ficam entre 5°C e 7°C acima da média histórica por até cinco dias consecutivos. A região serrana de Santa Catarina, por outro lado, deve registrar mínimas mais amenas, entre 12°C e 14°C.
Quais são as recomendações do Inmet
Veja as regiões em alerta
Santa Catarina
- Serrana
- Oeste Catarinense
- Norte Catarinense
Continua depois da publicidade
Rio Grande do Sul
- Sudoeste Rio-grandense
- Noroeste Rio-grandense
- Centro Ocidental Rio-grandense
- Nordeste Rio-grandense
- Centro Oriental Rio-grandense
- Sudeste Rio-grandense
Paraná
- Sudoeste Paranaense
- Sudeste Paranaense
- Centro-Sul Paranaense





