A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta severo para chuva intensa, alagamentos e enxurradas para a Grande Florianópolis e o Litoral Norte de Santa Catarina na tarde desta segunda-feira (29), às 17h45. Moradores dessas regiões receberam um alerta sonoro pelo celular, com pop-up na tela dos aparelhos telefônicos da ferramenta Defesa Civil Alerta. Um segundo alerta foi disparado às 18h50.

Continua depois da publicidade

O primeiro alerta trazia previsão para chuva persistente com raios, alagamentos e risco de enxurradas para os municípios de Florianópolis, Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz na hora seguinte. Também foi emitido um alerta amarelo para o risco de deslizamentos para Florianópolis e Palhoça, cidades que já eram atingidas pela chuva, com registro de alagamentos em diversos pontos.

No Litoral Norte, o alerta vermelho indicava risco muito alto de raios, alagamentos e enxurradas em municípios como Garuva, Itapoá e Joinville. Em Blumenau, também foi emitido um aviso para o risco de deslizamentos. O segundo alerta emitido na região de Florianópolis reforçava o risco por conta da chuva intensa, com possibilidade de alagamentos e enxurradas.

Veja os alertas

Alerta de deslizamentos

A Defesa Civil também emitiu um alerta para deslizamentos, válido para os municípios de Florianópolis e Palhoça, às 18h30min. O alerta é de risco muito alto e orienta a população para ficar atenta para inclinação de postes e árvores, movimentação de terra e rochas e rachaduras em muros ou paredes.

Continua depois da publicidade

Vias interditadas

De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, ainda não haviam sido registrados alagamentos na Capital até às 18h. Já em Palhoça, um dos principais bairros atingidos é o Bela Vista, onde os alagamentos chegaram até às casas. Outro local atingido é o bairro Pagani, onde parte das ruas também estão alagadas, assim como no bairro vizinho a Pedra Branca. No Passa Vinte, as ruas registram alagamentos, como também no Centro de Palhoça.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a faixa da direita da BR-101 no Contorno Viário, sentido Sul, no km 42, também precisou ser interditada devido aos alagamentos em parte da pista. No km 214, no sentido Sul, próximo ao acesso da BR-282, a via marginal está completamente interditada.

Na Palhoça, a BR-101 também requer atenção redobrada no Morro dos Cavalos nos dois sentidos, devido ao grande acúmulo de água.

Já em São José, a PRF indica aos motoristas que evitem a via marginal na BR-101 por causa da quantidade de água na pista.

Continua depois da publicidade

Veja fotos