A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta, neste sábado (13), para a formação de uma nova frente fria entre as tardes e noites deste domingo (14) e da segunda-feira (15). Conforme o órgão estadual, o calor e a umidade favorecem o desenvolvimento de temporais em todo o Estado.
Continua depois da publicidade
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos, conforme a previsão da Defesa Civil.
Confira as regiões afetadas

Como vai ser o tempo no domingo
No domingo, os temporais ocorrem de forma isolada, principalmente por conta do calor, especialmente no Extremo Oeste, nas áreas de divisa com o Paraná e no Litoral, onde as temperaturas chegam aos 30°C. As pancadas de chuva vêm acompanhadas por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, conforme a Defesa Civil.
Como vai ser o tempo na segunda
Já na segunda-feira, as temperaturas sobem ainda mais e passam dos 30°C em todas as regiões do Estado, podendo chegar até os 35°C em áreas do Litoral e Vale do Itajaí. Todo esse calor, somado ao aumento da umidade e a intensificação do centro de baixa pressão associado a frente fria, favorecem o desenvolvimento de temporais, acompanhados por raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo.
Continua depois da publicidade
Os temporais devem começar entre o final da manhã e início da tarde, no Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. A instabilidade avança para as demais regiões no decorrer da tarde/noite, de acordo com a Defesa Civil.
O que recomenda a Defesa Civil
Alerta amarelo do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, de “perigo potencial”, para tempestades em Santa Catarina e mais 10 estados: Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.
Em SC, a chuva deve atingir as regiões Norte e Vale do Itajaí. O aviso é válido entre as 10h deste sábado (13) até 10h de domingo (14).
Continua depois da publicidade
A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O risco é baixo de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos, conforme o Inmet.






