nsc
nsc

Já tá rolando a festa!

Definidos os enredos do Carnaval 2017 em Florianópolis

Origens açorianas e africanas serão lembradas pelo grupo especial, de acesso e acesso A. Confira!

17/07/2016 - 15h00 - Atualizada em: 18/07/2016 - 07h49

Compartilhe

Por Redação NSC

O prazo para a conclusão dos enredos para o Carnaval 2017, em Florianópolis, encerrou na última sexta-feira, dia 15. Segundo a Liga das Escolas de Samba, 15 das 16 escolas apresentaram o tema. Apenas a agremiação União da Ilha da Magia, que integra o Grupo de Acesso, não entregou — a escola ainda recorre da queda neste ano. No dia 25 de julho, tem o sorteio oficial da ordem dos desfiles no Teatro Álvaro de Carvalho, a partir das 20h.

(Foto: )

Confira os enredos do Grupo Especial

Os Protegidos da Princesa

"ARAPAÇO - O mito do povo cobra"

Baseado em relatos do povo Arapaço, do norte da Amazônia, que acredita ser filho de serpentes ancestrais. O mito explica as relações históricas com a civilização através das aventuras de Unurato, homem-cobra que se transforma e vive em Manaus, sofre com as agressões dos brancos, conhece os requintes da Belle Époque, participa da construção de Brasília e retorna com as máquinas para construir no fundo das águas a cidade que devolverá a prosperidade aos indígenas.

Embaixada Copa Lord

"Eu Sou Filho do Batuque, Neto do Abatá-Kotô"

A Embaixada Copa Lord irá reeditar para o Carnaval de 2017 o enredo campeão de 1996. Após aceitar o convite do Zambi, rei dos Palmares para estabelecer uma ¿Embaixada¿ em seu reino, a Casa Real Copalordiana foi recebida em grande estilo por arautos elegantemente vestidos nos melhores trajes típicos das nações africanas, teve a oportunidade de presenciar os movimentos das danças e o ritmo dos instrumentos, a musicalidade e a firmeza rítmica daquele povo, que era muito semelhante do existente em seu reino. E para retribuir este legado do passado, desta vez é a Embaixada Copa Lord que faz a festa para homenagear aqueles que deram a força e a base cultural para este reino.

Unidos da Coloninha

"A Coloninha teve uma boa ideia. Salve todos os inventores e suas mentes"

O homem é um inventor por natureza. Desde o mais primórdio à fascinante arte de descobrir o novo, já habitava a mente curiosa do ser humano perceber como as coisas se modificam e se aprimoram rapidamente. É esta fascinante história das invenções feitas pelo homem que a Coloninha irá apresentar este enredo.

Consulado

"Mô Quirido, Aqui é o Meu Lugar!"

A Consulado no Carnaval 2017, em seu retorno ao grupo especial, comemora os seus 40 anos de fundação fazendo uma viagem pelo bairro onde tem sua sede: o Saco dos Limões. A magia da Ilha, que enfeitiça todos os visitantes, estará representada pelas bruxas. E a parceria entre o manezinho e o carioca que fez fundar a escola conduzirá a história.

Dascuia

"O preço da ilusão - Um enigma na ilha das bruxas"

Na época das chanchadas da Atlântida, na ânsia por uma indústria cinematográfica nacional, numa Florianópolis alienada, um grupo de jovens, sai às ruas para realizar um filme: O preço da ilusão, história em preto e branco envolta em coloridas lendas e mistérios a obra mais retumbante da cultura Catarinense.

Nação Guarani

"Guarani Sou Teu Povo...Sou Nação...É o Mito da Criação, Nas Colinas do Areguá"

A Escola de Samba Nação Guarani propõe neste Carnaval de 2017 descrever a história da origem do Universo segundo a Mitologia Tupi-Guarani.

Grupo de acesso

Acadêmicos do Sul da Ilha

"O Último Baile do Cangaço"

O enredo da Acadêmicos do Sul da Ilha traz a saga de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, com sua trajetória pelo inóspito sertão nordestino. Suas festas, sua devoção, suas fugas pela caatinga e a exterminação de seu bando pelas volantes em 1938. Para uns herói, para outros vilão.

Império Vermelho e Branco

"Pra te dizer que falei das flores"

A Império Vermelho e Branco vai falar das flores como símbolo maior, num dos sentimentos mais puros que é o amor. A presença das flores em nosso dia a dia. Histórias onde elas estão presentes desde os tempos primórdios.

Futsamba Josefense

"São José: terra firme no passado, projetada para o futuro"

Enredo aborda a colonização dessas terras pelos 182 casais açorianos que chegaram trazendo na bagagem muito mais que seus pertences. Braço forte que semeou lavouras, que pedra após pedra transformou a pequena vila na referência que São José é hoje.

Jardim das Palmeiras

"Meimbipe: As Águas de Florianópolis"

O Jardim das Palmeiras vai contar a relação do homem com o mar de Florianópolis através dos séculos. O enredo vai mostrar as transformações da cidade através do mar.

Grupo de acesso A

Amigos do Bom Viver

"A Commedia Dell'Arte. Seus Amores e Paixões"

Será feita uma viagem pelo mundo dos espetáculos de rua do período medieval, dando espaço à alegria e ao colorido.

Unidos do Morro do Céu

"Açorianópolis - A Herança de um Povo"

A Unidos do Morro do Céu irá contar na avenida o histórico de um povo que aqui chegou e nos trouxe hábitos e aspectos culturais que são mantidos até hoje. O enredo "Açorianópolis, a Herança de um Povo" propõe um resgate das tradições açorianas e mostra que a Ilha de Santa Catarina possui uma identidade real após a sua colonização.

Amocart

¿A Deus da riqueza e da beleza é Oxum"

Amocart levará para passarela este enredo de valorização das matrizes africana através das bençãos de Olorum, Oxum, a deusa do ouro traz a riqueza e a fertilidade, amor, paixão e sedução, senhora das águas doces, senhora da fertilidade em todos os sentidos da vida.

A Nossa Turma

"A Nossa Turma é surpresa na Passarela! O presente é seu, a festa é Ela"

De acordo com a filologia contemporânea, as palavras arte e presentear derivam respectivamente do grego tékne (técnica) e do latim prasaentia (estar perto de alguém ou lhe conferir uma dádiva). Assim, percebe-se que o termo ¿arte de presentear¿diz respeito à ¿técnica de conferir uma dádiva a alguém¿. Essa técnica ganhou basicamente duas formas ao longo da História. A primeira delas é negativa (Presente de Grego – Antiguidade); já a segunda é positiva (Natal, Páscoa, Dia das Crianças, Dia das Mães, Amigo Secreto, etc). Acredita-se que o ápice dessa segunda forma ocorra justamente com a comemoração dos 10 anos de existência da escola de samba A Nossa Turma.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Entretenimento

Colunistas