Esquecimento, olhar fixo e perda de apetite foram os sintomas que Milton Nascimento apresentou no começo deste ano e fizeram com que o filho, Augusto Nascimento, o levasse para uma nova consulta médica. As informações são da Revista Piauí.
Continua depois da publicidade
Além disso, Augusto notou que o pai estava se repetindo e contando as mesmas histórias, algo estranho para alguém que viveu muita coisa e sempre contava um parte diferente da sua vida durante as conversas.
Na consulta, o médico fez vários teste clínicos com o cantor, como forma de avaliar o declínio cognitivo. Entre esses testes estavam os de atenção, capacidade de cálculo, orientação de espaço e linguagem. Os resultados assustaram o médico que pediu uma nova bateria de exames.
Milton Nascimento recebeu o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL). É o terceiro tipo mais comum de demência, que acontece por degeneração e morte de células nervosas no cérebro. Os sintomas se misturam e parecem tanto com o o Alzheimer quanto com Parkinson.
Continua depois da publicidade
O que é demência por corpos de Lewy (DCL)
Segundo a neurologista Dra. Adriana Moro, a DCL surge mais frequentemente em pessoas com mais de 60 anos. A doença é degenerativa e causada pelo acúmulo de proteínas no tecido cerebral, afetando funções como memória, pensamento e movimento.
Os sintomas iniciais incluem alterações cognitivas e de humor, seguidas por alucinações visuais e confusão mental, que oscila em intensidade.
Continua depois da publicidade
Uma característica distintiva da DCL é a presença precoce de alucinações, ajudando a diferenciá-la do Parkinson ou Alzheimer, e os pacientes também apresentam sintomas de parkinsonismo e sensibilidade aumentada a certos medicamentos.
O sintoma mais comum do diagnóstico de Milton Nascimento
Uma das características e sintomas mais comuns da Demência com Corpos de Lewy é a flutuação dramática no estado mental do paciente. Isso significa dizer que o paciente pode alternar entre períodos de extrema confusão mental e momentos de relativa calma e clareza.
Esse “ir e vir” imprevisível do comprometimento cognitivo é uma marca registrada da doença e uma pista diagnóstica fundamental.
Continua depois da publicidade
Para os cuidadores, isso pode ser profundamente difícil, criando falsas esperanças de que um ente querido está melhorando, apenas para a confusão retornar, tornando-se um desafio emocional e logístico exaustivo.






