Na definição da palavra, um hobby significa uma atividade de lazer praticada por prazer, como a prática de esportes, a leitura ou a jardinagem. Mas foi na arte que o dentista catarinense Christiano Hilbert Brighente, de 52 anos, encontrou o passatempo favorito: desenhar escudos de clubes de futebol no clássico Paint.
Continua depois da publicidade
Dentista possui talento para desenhar no Paint
Desde que descobriu o talento para os desenhos, Christiano já desenhou mais de 4 mil escudos de clubes do Brasil e internacionais. Apesar do torcedor do Criciúma ser bom no programa da Microsoft, a paixão começou na máquina de escrever, nos anos 2000.
— Na máquina de escrever, eu já desenhava o escudo do Criciúma. Quando eu fui apresentado ao Paint eu vi que dava para desenhar alguns escudos. Também fiz o do Criciúma, fiz do Paraná Clube, e comecei a brincar com isso — lembra Christiano.
A coleção de escudos do dentista tem de tudo. Times de Santa Catarina, do Brasil, da América do Sul, Europa e até das seleções. Seja no consultório ou em casa, a atividade é o que acalma o morador de Lauro Muller, no Sul de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
— Até hoje é o que serve para me desestressar. Quando as coisas não dão certo, eu me tranquilizo e reequilibro naquilo ali — afirma o dentista.
Lançado em 1985, o Paint possui uma edição gráfica simples. A técnica de desenho utilizada pelo dentista artista leva, em média, 20 a 25 minutos, mas há os que ficam prontos em cinco minutos ou demoram até duas horas.
— Eu não sei desenhar nada à mão. Eu enxergo que todos os escudos são partes de figuras geométricas. Eu escolho um, gravo na memória ou tiro uma foto, coloco do lado e começo a desenhar — explica.
Artista ganhou elogios de Dinamite e Zico
As artes feitas por Christiano não ficaram guardadas apenas no próprio computador. Os escudos desenhados foram levados por ele até o Centro de Futebol Zico, no Rio de Janeiro, e apreciados pelo próprio ídolo do Flamengo. Além disso, o dentista também já entregou um caderno com os desenhos para Roberto Dinamite, ídolo do Vasco e da infância dele.
Continua depois da publicidade
— O Dinamite me deu os parabéns pelo trabalho, disse que é fantástico. Isso também vai me motivando, foi um prazer — conta o artista.
Em outras oportunidades, Christiano entregou banners com escudos no Museu do Futebol, em Montevideú, no Uruguai, e no museu do Estádio La Bombonera, do Boca Juniors, na Argentina, lugares onde foi reconhecido pelo trabalho e teve os desenhos expostos.
Leia também
Goleiro de 44 anos é contratado às pressas e brilha na estreia profissional em SC