O goleiro Heverton Luiz Rollwagem foi o destaque da vitória do Porto de Santa Catarina contra o Metropolitano, pela 5ª rodada da Série B do Catarinense, na quarta-feira (2). Aos 44 anos, ele foi inscrito às pressas e fez sua estreia como profissional, ajudando a equipe a conquistar seu primeiro triunfo no campeonato estadual.

Continua depois da publicidade

Quem é o goleiro “quarentão” que estrou como profissional

O goleiro conta que tudo começou quando recebeu o convite feito pelo presidente do Futebol Clube do Porto dias antes da partida, após o atleta titular pedir desligamento do time. Com isso, a solução foi chamar Heverton, já conhecido no futebol amador da região Norte de Santa Catarina.

— Na quarta-feira (25) ele me ligou e falou da situação. No começo, eu relutei: “poxa, gordinho, 44 anos e cabelo branco”. Mas a minha esposa me deu um “empurrãozinho” e eu topei o desafio — afirmou.

Para conseguir jogar, o atleta foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF ainda na quinta-feira (26). A partida, prevista para domingo (29), precisou trocar de data por conta do mau tempo, e deu ao goleiro mais tempo para se preparar.

— Em uma semana eu estava sentado no meu sofá tomando uma cerveja e comendo uma batata frita. Na outra, eu estava disputando o Catarinense profissional — brincou Heverton.

Continua depois da publicidade

Com 44 anos, 1,78 metro de altura e 85 quilos, Heverton fez as traves do estádio Armando Sartti, em Porto União, parecem pequenas, e ajudou a equipe do Porto a vencer por 2 a 1 a quatro rodadas do fim da primeira fase.

— Eu me diverti muito no jogo, ria sozinho de tudo aquilo que estava acontecendo porque é uma coisa totalmente atípica. Eu amo ser goleiro, e quando jogo, é por amor. O que as outras pessoas vão pensar não tem importância — disse o goleiro.

Uma das referências para Heverton é o goleiro Fábio, do Fluminense, titular da posição também aos 44 anos, que chamou a atenção do mundo pelas atuações na Copa do Mundo de Clubes.

Do amador ao profissional

Apesar de ter sido a primeira partida como profissional, Heverton acumula experiência embaixo das traves há um bom tempo. Goleiro desde os oito anos, ele já fez testes no Athletico-PR, quando era mais novo, mas foi reprovado pela estatura.

Continua depois da publicidade

Empresário de profissão, Heverton também atua no veterano por equipes como Fênix Santa Rosa e Zoofer Esporte Clube, nos quais afirma que já jogou, pelo menos, mais de 1 mil partidas em campeonatos amadores.

No entanto, com apenas um jogo no profissional, Heverton revela que está focado na Série B do estadual e ainda não sabe se vai dar sequência na carreira.

— Meu contrato com o Porto vai até novembro e não chegamos a falar nada em questão de remuneração. A única coisa que pedi foi a camisa da estreia. A missão é tentar deixar o Porto na segunda divisão. A princípio, eu termino o Campeonato Catarinense e volto para minha para minha vida normal aqui, de goleiro amador — revelou.

A próxima partida do Porto é no sábado (5), às 15h, contra o Camboriú, pela 6ª rodada do Campeonato Catarinense Série B.

Continua depois da publicidade

Leia também

Flamengo confirma e Filipe Luís perde mais um titular na volta da Copa do Mundo de Clubes

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias