nsc
    an

    169 anos

    Desfile cívico e outras atrações marcam aniversário de 169 anos de Joinville

    Haverá comemoração no domingo e segunda-feira, além de outras ações pontuais ao longo do mês

    06/03/2020 - 13h27 - Atualizada em: 09/03/2020 - 12h28

    Compartilhe

    Hassan
    Por Hassan Farias
    Desfile de aniversário do ano passado no Centro de Joinville
    Desfile de aniversário do ano passado no Centro de Joinville
    (Foto: )

    A programação oficial do município em comemoração aos 169 anos do aniversário de Joinville prevê atrações ao longo da segunda-feira (9) abertas à comunidade. O principal evento do dia será o tradicional desfilo cívico realizado na avenida Beira-rio.

    O desfile começa às 17 horas com a presença de aproximadamente 4 mil pessoas, representando 80 instituições que passarão pela avenida. O evento terá as forças de segurança com veículos e equipamentos dos Bombeiros Voluntários, 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Departamento de Trânsito.

    Em seguida, desfilarão as escolas municipais, estaduais e particulares; clubes de automóveis, de ciclismo e serviços; associações desportivas, de classe e moradores; grupos folclóricos, culturais e de dança; entidades ligadas à área da saúde; e realeza da 82ª Festa das Flores, do Carnaval e a Miss Joinville.

    Em razão do desfile, a partir das 12 horas o trânsito no entorno do Centreventos Cau Hansen será controlado. A partir das 15h30, as ruas do entorno serão interditadas, incluindo a Hermann August Leppes, José Vieira (Beira-rio) e Marcos Welmuth. Os desvios poderão ser feitos pelas ruas Dona Francisca e Orestes Guimarães.

    Mapa Desfile Cívico
    Mapa Desfile Cívico
    (Foto: )

    A concentração dos participantes acontecerá a partir das 16 horas e o desfile iniciará pontualmente às 17 horas. O trânsito voltará gradativamente ao normal logo após o término do desfile, previsto para as 19h. Durante todo o período, agentes do Detrans estarão na região orientando o trânsito.

    A estrutura será a mesma de outros eventos realizados no local, com a instalação de gradil e banheiros químicos. Também haverá um palco para as autoridades em frente ao Centreventos. Em caso de chuva, a prefeitura vai avaliar o cancelamento do evento até às 15h30.

    Cemitério do Imigrante de Joinville
    Cemitério do Imigrante de Joinville
    (Foto: )

    Homenagem ao imigrante valoriza a história da cidade

    O desfile é o grande evento do dia, mas a programação começa já pela manhã, às 9 horas, com a homenagem ao imigrante, que acontece na Casa da Memória, anexo ao Cemitério do Imigrante. Neste ano, a homenageada será a suíça Veronika Vogelsanger. Nascida em 1821, na pequena comunidade de Beggingen, no Cantão de Shcaffhausen, chegou a Joinville em 1852, acompanhada do marido e seus dois filhos.

    À época, o local era ainda um pequeno vilarejo no meio da mata tropical e do mangue, com cerca de 700 habitantes, senso a maioria imigrantes europeus. A família se estabeleceu em um lote no interior da Colônia Dona Francisca, atual bairro Vila Nova, e dedicou-se à agricultura.

    Em 1859, Veronika ficou viúva e mudou-se para outro lote na Estrada dos Morros, onde até hoje vivem seus descendentes. Na propriedade maior e com terra mais fértil, dedicou-se ao cultivo de cana-de-açúcar e à produção de melado, cachaça e açúcar mascavo.

    Mais tarde, os filhos se mudaram para Curitiba em busca de novas oportunidades de trabalho. Ao retornarem, investiram em uma serraria movida à água, existente até hoje. Veronika Vogelsanger faleceu em 5 de maio de 1899, aos 78 anos e está sepultada no Cemitério do Imigrante de Joinville.

    Feira será realizada na avenida Hermann August Lepper, junto com a Rua do Lazer
    Feira será realizada na avenida Hermann August Lepper, junto com a Rua do Lazer
    (Foto: )

    Evento de aniversário de Joinville e homenagem às mulheres

    Um evento marcado para o domingo (8) como parte da programação do aniversário de Joinville também vai comemorar o Dia Internacional da Mulher. A tradicional Rua do Lazer acontece na avenida Hermann Lepper e agora ainda terá a presença da Feira do Príncipe, que homenageia as mulheres. As atrações são das 10 às 16 horas.

    O evento "Mulheres em Movimento", organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), terá como tema "Sororidade". Serão diversas entidades e órgãos municipais oferecendo serviços ao público (confira todas as atrações).

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas