Uma suspeita de intoxicação em um pronto-atendimento de Santa Cecília, mobilizou as autoridades de saúde e a Polícia Civil na terça-feira (21). Dez servidores apresentaram sintomas semelhantes, como náuseas, vômitos, tontura, sonolência e dificuldade na fala, após consumirem alimentos no local de trabalho. Nove deles precisaram ser hospitalizados.
Continua depois da publicidade
Entre os afetados estão uma médica, uma enfermeira, quatro técnicos de enfermagem, uma recepcionista, uma farmacêutica e dois colaboradores dos serviços gerais. Segundo informações preliminares, um dos possíveis pontos em comum foi o consumo de um mesmo refrigerante.
O secretário de Saúde de Santa Cecília, Eliezer Gomes, afirmou que todos os funcionários seguem em acompanhamento.
— No dia 21 tivemos um ocorrido no pronto-socorro, onde alguns funcionários, dez precisamente, fizeram a ingestão de alimentos e veio ocorrer uma intoxicação alimentar. Muita náusea, vômito, sonolência. Estão todos medicados. Visitei todos eles e gostaria de esclarecer para a população que tudo está sendo investigado e relatado pela vigilância. A Polícia Civil esteve aqui também, coletou todos os materiais que foram ingeridos pelos funcionários e estão sendo corridos para análise — declarou o secretário.
Polícia investiga o caso
A Polícia Civil confirmou que está conduzindo a investigação e que, neste momento, não serão divulgados mais detalhes para não comprometer o andamento do caso. As análises laboratoriais dos alimentos e bebidas que foram consumidos pelos funcionários devem ajudar a esclarecer as causas da intoxicação.
Continua depois da publicidade
A Secretaria Municipal de Saúde também divulgou uma nota pública sobre o episódio, informando que as pessoas intoxicadas estão bem e que a unidade de saúde está funcionando normalmente. Confira na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde manifesta-se sobre os fatos ocorridos no Pronto-Socorro no fim da tarde de 21 de outubro de 2025. Dez servidores passaram mal e apresentaram sintomas como náusea, tontura e desorientação, indicando possível intoxicação alimentar. Todos foram atendidos imediatamente, fizeram exames e foram medicados, com encaminhamento para internação no Hospital René Emílio Martinez Mujica e Hospital Hélio Anjos Ortiz. Informamos que todos estão bem e fora de risco. Pela Vigilância Sanitária do Município foi realizada a interdição da cozinha utilizada pelos servidores do Pronto-Socorro, local separado da área de atendimento público, onde os funcionários possuem liberdade para o consumo de seus próprios alimentos e bebidas. No dia 22 o local passou por desinfecção e foi reaberto. A Polícia Civil foi imediatamente acionada e tomou depoimentos, coletou amostras de alimentos e refrigerantes para perícia e teve acesso às imagens do sistema de vídeomonitoramento do prédio. Informamos, por fim, que todos os serviços da Secretaria Municipal de Saúde e do Pronto-Socorro estão funcionando normalmente, prezando pelo bem-estar da população de Santa Cecília.
Santa Cecília, 22 de outubro de 2025.
