Nesta quinta-feira (29), Balneário Camboriú e Itajaí se unem ao restante do país para participar do Dia Livre de Impostos (DLI), uma campanha nacional que oferece produtos e serviços com preços livres da carga tributária.
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A edição de 2025 já é a maior da história em Santa Catarina, com mais de 770 empresas participantes, número que supera os 475 estabelecimentos da edição anterior. Em ambas as cidades, consumidores poderão encontrar de gasolina mais barata a descontos expressivos em lojas de diversos segmentos.
Em Balneário Camboriú, 20 estabelecimentos aderiram à iniciativa liderada pela CDL Jovem da cidade, o Posto Apolo, que venderá gasolina a R$ 4,89 o litro, uma das ofertas mais impactantes do dia.
A venda especial ocorrerá a partir das 8h, no bairro da Barra (Rua Maria Mansoto, 925), com limite de 20 litros por cliente e distribuição de senhas por ordem de chegada, até o fim dos 5 mil litros disponíveis.
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A proposta do DLI é sensibilizar a sociedade sobre o peso dos tributos embutidos nos preços. “O objetivo é mostrar o impacto real dos impostos no valor final pago pelos consumidores”, explica Jader Schweitzerr, coordenador da CDL Jovem de BC.
— É uma forma concreta de chamar atenção para a necessidade urgente de uma reforma tributária mais justa e transparente — reforça Vilton Santos, presidente da entidade.
Além da gasolina mais acessível, outras promoções movimentam o comércio em BC. No Sato Sushi, o festival livre custará R$ 129 para reservas no primeiro horário. Na Ótica Preuss, lentes com filtro de luz azul e antirreflexo sairão por R$ 370, ante os R$ 559 usuais. O Refúgio Boutique Jardim terá cristais de murano com 35% de desconto e vasos de cerâmica com 30% off.
Entre os estabelecimentos participantes também estão o Hospital Veterinário LaPet, Tamoyo, Segmed, Sea Shape Praia & Fitness, Mensageiro dos Sonhos, Koerich, Berlanda e outras empresas dos setores de moda, beleza, eletrodomésticos, esoterismo, materiais elétricos, artigos PET e serviços em geral.
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Itajaí amplia adesão
Já em Itajaí, esta é a segunda participação no DLI, com forte adesão de lojas dos ramos de colchões, papelaria, utensílios domésticos, produtos de limpeza, saúde e prestação de serviços. Todos os produtos e atendimentos estão sendo oferecidos com descontos proporcionais à carga tributária, o que representa uma queda significativa nos preços finais.
Para Douglas Palamar, coordenador da CDL Itajaí, o DLI é mais que uma ação de vendas:
— É uma ferramenta de educação fiscal. Mostra como a tributação brasileira pesa diretamente no bolso do consumidor. Estamos falando de uma carga que ultrapassa 40% do PIB nacional.
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