nsc
hora_de_sc

Dica da Hora Digital

Hora Digital: Cinco dicas para você preparar um bom café em uma Prensa Francesa

Na Cafeteira de Prensa Francesa a bebida é feita pelo processo de infusão e com moagem grossa

07/12/2020 - 14h58

Compartilhe

Iuri
Por Iuri Barcellos
Café sendo servido na xícara
Ao adquirir a French Press da Hora Digital você garante 60 dias de acesso ao NSC Total
(Foto: )

A Cafeteira de Prensa Francesa, a French Press como também é conhecida, figura como um dos utensílios mais queridinhos entre os amantes da bebida por oferecer sabor mais espesso e concentrado. O primeiro registro da French Press data de 1852 na França, mas somente em 1958, na Suíça, que a cafeteira da forma que conhecemos hoje foi patenteada. 

Por fazer café através da infusão na água, a prensa francesa possui formato cilíndrico e tampa com filtro interno, tornando o processo de fazer café um pouco diferente dos mais comuns. Seja para fazer uma bebida mais forte ou no ponto, alguns cuidados extras são necessários durante o processo. 

Para deixar a sua experiência com a French Press simples e prazerosa, separamos cinco dicas para você fazer o café perfeito com uma cafeteira de prensa francesa. Antes das dicas, a Hora Digital conta com o kit Cafeteria de Prensa Francesa mais conjunto de xícaras e píres da Oxford. O kit é formado por nove peças e conta com uma cafeteira que comporta até 350ml. Clique aqui e garanta a sua!

Cinco dicas para fazer um bom café usando uma French Press

Café sendo servido
O metódo de infusão do café garante um sabor especial na bebida
(Foto: )

1. Moagem ideal para o preparo

O preparo de café nas cafeterias de prensa francesa é um pouco diferente do preparo em filtro de café, por exemplo. O processo neste modelo de cafeteira ocorre através da infusão do café na água, que depois será separado utilizando o filtro que está na tampa como prensa. Sendo assim, para garantir que o sólido será corretamente separado do líquido, a moagem do café deve ser um pouco mais grossa, lembrando a espessura de farinha para quibe. 

2. Quantidade de pó por litro de água

Para garantir um sabor na medida, o indicado é colocar na cafeteria cerca de 6g a 8g por 100ml de água. Caso você prefira um sabor mais forte de café, pode apostar nas 80g por litro de água. 

3. Temperatura da água

Água quente, antes do ponto de fervura a 100ºC, com temperatura entre 80ºC e 90ºC você consegue preparar um café delicioso. Caso não tenha termômetro para medir a temperatura corretamente, observe o comportamento da água. Quando algumas bolhas se formarem no fundo e estourarem no alto, mas ainda assim a maior parte da água se manter tranquila é porque está no ponto. 

Depois de colocar o pó de café e a água na French Press, misture os ingredientes e deixe em infusão por cerca de 4 minutos.

4. Sabor no ponto

Como a preparação de café na cafeteria de prensa francesa ocorre por infusão, alguns detalhes podem deixar o sabor do seu café diferente.

- café fraco: pouco pó de café por 100ml de água; pó de café mais grosso do que o necessário; pouco tempo de infusão

- café forte: muito pó de café por 100ml de água; muito tempo de infusão

5. Pré-aqueça a cafeteira

Antes de iniciar o preparo do café, escalde a cafeteira para pré-aquecer. Dessa forma, o utensílio não roubará o calor da água quente no momento da infusão.

Com essas dicas você tem tudo para experimentar um delicioso café preparado em uma cafeteria de prensa francesa.

Não tem a French Press e deu vontade de experimentar? Entre na Hora Digital e garanta a sua. Ao adquirir qualquer produto da Hora Digital você garante 60 dias de acesso ao NSC Total, a maior plataforma de conteúdo de Santa Catarina,

Colunistas