Diogo Orsi foi eleito o blumenauense do ano na primeira edição do Prêmio Viva Blumenau de 2022, promovido pela NSC TV. O resultado foi divulgado em uma cerimônia que contou com a presença dos finalistas na tarde desta quinta-feira (9), no estúdio da NSC.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Primeiro, a comunidade indicou, por mensagens de WhatsApp, quem deveria concorrer ao prêmio, que tem o objetivo valorizar moradores que se destacaram no município. Assim, chegou-se aos nomes de Diogo Orsi Cardoso, Sibila Hanzen e Maicon Juliano Santos. A votação via g1 SC durou duas semanas. Foram mais de 27 mil votos. Desses, 53% escolheram Diogo.
Diogo tem 29 anos e há três atua na causa animal, em Blumenau. Passou um tempo resgatando cães e gatos vítimas de maus-tratos, mas depois percebeu que ajudaria ainda mais se fizesse castração social desses animais.
Só neste ano já ajudou a castrar mais de 200 cães e gatos de rua ou de pessoas de baixa renda, através de uma parceria com uma clínica. Ele está fundando uma ONG para ampliar a rede de pessoas que defendem os animais.
Continua depois da publicidade
— Esse prêmio é dos animais que resgatei e que ainda vou resgatar — comemorou Diogo após a cerimônia de premiação.

Os outros finalistas
Maicon Juliano Santos tem 43 anos e dá aulas de jiu-jitsu, de maneira voluntária, no bairro Progresso, em Blumenau. Além da disciplina do esporte, as crianças aprendem comportamentos importantes para a atuação social, como a dedicação aos estudos e o respeito.
Sibila Hanzen é missionária e psicoterapeuta e atua há mais de 20 anos no Morro da Figueira, no bairro Velha Grande, em Blumenau. Em 2003 ajudou a fundar a sede própria da AMIVIDA, Associação Misericórdia e Vida, que atende crianças e adolescentes.
Leia também
Blumenau tem oito vias gastronômicas; e nenhuma ao mesmo tempo
Pomerode terá ponte de madeira à moda antiga no centro turístico
Blumenau busca terreno para erguer centro de serviços junto a terminal de ônibus