O ano de 2026 não marca apenas o retorno do maior espetáculo de futebol da Terra, mas também a inauguração de diversos estádios que serão palco da Copa do Mundo. Enquanto o mundo volta os olhos para as arenas monumentais da América do Norte, clubes do Brasil também seguem concluindo obras.

Continua depois da publicidade

Veja as obras no Luso-Brasileiro, um dos estádios que será entregue em 2026

Brasil

Em obras, o estádio Luso-Brasileiro deve finalmente ser finalizado. A capacidade máxima da casa da Portuguesa-RJ vai passar de 6 mil para 14 mil torcedores a partir do Campeonato Carioca 2026. O estádio já foi caldeirão do Botafogo, em 2016, e do Flamengo, em 2017. A ideia da diretoria da Portuguesa é ter uma estrutura melhor para sediar as partidas da equipe no Campeonato Carioca e na Série D e tornar o Luso-Brasileiro uma boa fonte de renda.

Outro com inauguração prevista para 2026 é o Estádio Ítalo Mário Limongi. A casa do Primavera de Indaiatuba (SP) está em reformas para a disputa da Copa do Brasil e Paulistão 2026. O Primavera estreia em 11 de janeiro no Paulistão 2026, contra o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa. Como mandante, o primeiro jogo será no dia 14 de janeiro, contra o Mirassol. Se tudo ocorrer bem, a data vai marcar a estreia do novo estádio em jogos oficiais.

Internacional

O lendário estádio Azteca, no México, que será palco da cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2026, segue em reforma. Uma das principais novidades no estádio é a construção de áreas VIP, camarotes reformados e novos assentos, que estão sendo instalados gradualmente, e outras que não existiam antes. O estádio será sede do primeiro jogo do Mundial deste ano, entre México e África do Sul, no dia 11 de junho, às 16h.

Na Europa, as obras do novo Estádio Nacional da Sérvia, um projeto futurista e ecológico apelidado de “estádio jardim”, ocorrem em Belgrado, com previsão de conclusão em 2026, e contará com 52 mil lugares. A nova arena visa sediar a final da Liga Europa de 2028.

Continua depois da publicidade