Entre argentinos, uruguaios, chilenos e norte-americanos, Santa Catarina vem sendo um dos locais preferidos de turistas de outros países no Brasil. Entre janeiro e junho de 2025, o estado recebeu 526.703 turistas estrangeiros, o maior número já registrado, segundo dados da Embratur, com base em registros da Polícia Federal e do Ministério do Turismo. O número representa um crescimento de 66,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Continua depois da publicidade

Em 2024, foram registradas 315.697 chegadas no mesmo período, segundo o levantamento do Governo do Estado. Em relação a outros estados do Brasil, Santa Catarina teve a segunda maior alta percentual durante o primeiro semestre do ano.

Somente em junho, foram mais de 15 mil visitantes internacionais, um aumento de 51,52% em comparação ao mesmo mês em 2024, quando foram 9.999 turistas de outros países. O crescimento supera a média nacional, que atingiu 48,2% de alta no número de visitantes estrangeiros. No primeiro semestre, foram 5,3 milhões de chegadas no país.

Destinos mais procurados

De acordo com o levantamento, os destinos mais procurados por turistas estrangeiros em Santa Catarina vão desde o Litoral catarinense, com praias paradisíacas, até a Serra, que encanta quem visita com atrativos únicos.

Entre os municípios mais badalados, estão Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Bombinhas, Penha, Urubici, Joinville, Pomerode, Laguna e São Francisco do Sul. Da Argentina, vieram 371.329 turistas, enquanto estrangeiros do Chile (112.816), Uruguai (8.551), Paraguai (6.928) e Estados Unidos (4.743) vêm em seguida como os que mais chegaram até Santa Catarina no primeiro semestre.

Continua depois da publicidade

Ações estratégicas

De acordo com o Governo do Estado, estão sendo desenvolvidas ações estratégicas para colocar Santa Catarina no panorama internacional, com investimento em eventos, campanhas, infraestrutura e qualificação do setor turístico. Também foi ampliada a malha aérea do Estado o que, segundo o Governo do Estado e a Embratur, foi um marco que possibilitou o aumento de visitantes.

— A gente tem inteligência de dados, a gente consegue, hoje, ampliar a malha aérea, que cresceu 18% em 2024 e já cresceu 16% neste ano de 2025. Além disso, a gente já está com um total de 48% acima de visitantes nesses seis meses do que estava no passado — disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Turismo gera mais empregos

O Governo do Estado também destacou que os visitantes impactam setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio registram crescimento significativo. Isso gera empregos formais e, consequentemente, aumento da arrecadação.

Segundo a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), a expectativa é que os números continuem crescendo no próximo semestre, com uma “alta temporada ainda mais expressiva”.

Continua depois da publicidade

Florianópolis como um dos destinos mais procurados no inverno

De acordo com o relatório “Tendências de Viagem 2025” do Instituto Econômico da Mastercard (MEI), a cidade de Florianópolis é o quinto destino mais procurado por turistas latino-americanos para viagens de inverno em 2025. A capital catarinense ficou atrás do Rio de Janeiro, Iguazu (Argentina), Cancún (México), e Recife, no Nordeste brasileiro.

Para o estudo, foi realizada uma análise exclusiva de dados de transações de março de 2024 até março deste ano. No levantamento, foi observado um crescimento de 31% pela busca de férias na Capital catarinense entre junho e setembro.

Conforme o economista-chefe da Mastercard para a região da América Latina e Caribe (LAC), Gustavo Arruda, Florianópolis se destaca como um destino que “encanta e tem múltiplas experiências”.

— O aumento da busca pela região reforça seu potencial que equilibra opções de lazer e paisagens naturais — observou.

Continua depois da publicidade

Leia também

Qual o principal destino dos turistas de inverno em Santa Catarina

Recorde de turistas: Brasil se prepara para aumento de viagens em férias de julho