Nesta terça-feira (19), é celebrado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Na Grande Florianópolis, as mães que têm leite em excesso devem entrar em contato com uma maternidade que buscará a doação em suas casas, conforme o pediatra Cecim El Achkar.

Continua depois da publicidade

– O leite materno é o alimento mais importante para o ser humano e o prematuro é o ser humano na sua situação mais frágil, onde ele não tem condições nem de sugar o leite e precisa do melhor leite para poder sobreviver. Nesse momento, o hospital infantil Joana de Gusmão está desesperado atrás de leite para os prematuros e não tem – explicou Cecim.

Projeto

Em entrevista ao Notícia na Manhã, o especialista relatou que um projeto tramita na Assembleia Legislativa para criar em Santa Catarina o Maio Branco, a exemplo de outras campanhas que sensibilizam a população para os cuidados com a saúde.

O projeto – idealizado por Cecim e proposto pelo deputado Fernando Krelling (MDB) – quer dedicar um mês inteiro à conscientização sobre a importância da doação de leite materno a bebês prematuros e internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

– Então, um dia que a Organização Mundial de Saúde dá para celebrar a doação de leite materno é muito pouco. A nossa ideia é, como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, termos um mês inteiro para falarmos desse assunto que é salvar a vida dos prematuros – afirmou Cecim El Achkar.

Continua depois da publicidade

Como vai funcionar

Ainda conforme o pediatra, a proposta é uma equipe do Corpo de Bombeiros leve o leite da casa das mães doadoras até a maternidade.

– Esse projeto ainda não foi sancionado, porque, com a pandemia, tudo ficou parado. O projeto contempla que o governo deixe a máquina com a mãe e a ensine a tirar o leite. A gente sempre precisa de vidros, do tipo em que vêm os cafés solúveis. Então, quem os têm em casa, não jogue fora. Entregue na maternidade, pode ser na Carmela Dutra, no Hospital Regional – detalhou.

No momento, as maternidades acionam motoboys para buscarem o leite na casa das mães doadoras. Para doar, basta ligar para as maternidades da Grande Florianópolis, onde será feito um cadastro e providenciado o transporte do leite materno.

Ouça a entrevista de Cecim El Achkar a Mário Motta:

Destaques do NSC Total