Delicioso e acessível. Não é difícil entender porque o doce de leite sempre foi popular. O que está mudando agora é a presença cada vez mais frequente da guloseima na mochila dos praticantes de exercícios. Mas por que essa moda cresceu tanto?

Continua depois da publicidade

Mariana Rubio, nutricionista do Doctor Puro, explica a tendência. “Em pouca quantidade ele já resolve aquela vontade de doce. Além disso, tem poucos ingredientes e funciona muito bem como estratégia para quem está reeducando a alimentação”.

No entanto, a moda traz alertas. Nem todos podem comer o doce à vontade. Entenda melhor quando o doce de leite pode ser herói ou vilão.

Doce de leite: das prateleiras do mercado para as academias

A popularidade do alimento nos espaços fitness tem acendido um alerta entre os nutrólogos e nutricionistas. Apesar de saboroso e prático, ele não pode ser consumido em grande quantidade.

Continua depois da publicidade

“Não podemos esquecer que ele é um doce, tem açúcar e não dá pra consumir livremente”, diz Rubio. Segundo ela, o limite entre o benefício e o prejuízo que ele pode causar está na moderação.

“Quando consumido com consciência, ele é ótimo, pois evita compulsão por sobremesas mais calóricas e ajuda a manter a dieta consistente, sem aquela sensação de restrição extrema”.

Quais os benefícios aos amantes de exercício?

Felipe Gazoni, médico pós-graduado em nutrologia, revela por que tantos praticantes de atividade física estão lançando mão da guloseima como suplemento.

Continua depois da publicidade

“Ele é fonte de energia rápida e auxilia no controle da saciedade. Proporciona energia imediata e é bom para consumo 15 a 30 minutos antes de treinos, garantindo um ‘gás’extra”.

As vantagens não param por aí. “No pós-treino, acelera a absorção de carboidratos, o que é útil para a recuperação, especialmente se houver outra atividade física no mesmo dia”, conclui o especialista.

Qualquer doce de leite é recomendado?

As opções são muitas. Industrializado, caseiro, em barra e pastoso. Mas qual é o mais saudável? O nutrólogo do Espaço Hi, Felipe Cezar, indica as melhores opções.

Continua depois da publicidade

“O doce de leite é visto como uma opção mais ‘artesanale menos processada que outras sobremesas industrializadas”. Os tipos fabricados mais naturalmente tendem a ter melhores benefícios.

“Sua base de leite confere um certo aporte de cálcio e proteínas, além de carboidratos que fornecem energia, tornando-o uma sobremesa saborosa que pode ser integrada em um plano alimentar equilibrado”, emenda Cesar.

Quem busca controlar o ganho de peso precisa maneirar nas colheradas, explica o médico. 

“O consumo deve ser moderado, em pequenas porções, para evitar o excesso de açúcares adicionados e o ganho de peso”.

Continua depois da publicidade

Ele também acrescenta uma dica de consumo saudável: “ainda é uma opção saudável, especialmente quando combinado com frutas ou outras fontes de fibra”.