Doce de leite, o pré-treino do momento e mais do que nunca, associado como uma das estratégias pré-treino mais praticadas do momento. Seria então esse alimento tão reconfortante na história do todo brasileiro uma boa fonte de energia para seu treino?

Continua depois da publicidade

Apesar de já sabermos que alimentos fontes de carboidratos simples, assim como o doce de leite, por possuírem ação rápida no metabolismo teriam todo o suporte lógico para sustentar a ideia de que sim, essa parece ser uma boa fonte de energia!

Isso porque fornecer glicose ao corpo de forma rápida com ajuda de um alimento palatável e com muita aceitação, tem tudo para aumentar adesão. O que faz com que doce de leite de fato parece ser o pré-treino do momento. No entanto, justamente por esse motivo podemos ocasionar no corpo picos de insulina indesejáveis, ainda mais se estivermos falando de alguém que não tenha uma boa resposta de insulina e glicose. 

O que precisa ser levado em consideração, já que o pico de glicose pode causar uma hipoglicemia reativa e este definitivamente é um cenário que não desejamos ter ao longo da sessão de treino. Até porque, os sintomas mais comuns são tontura, enjoo e nebulosidade mental. O que nada combina com um corpo em movimento! Confira link de estudo contextualizando melhor o assunto. https://www.scielo.br/j/rbme/a/J4HtDsVWM6GHF6dhHDFGhst/?lang=en&utm_source=chatgpt.com

Além de tudo é um alimento com teor de gordura e lactose. O que pode ser um fator para aqueles que possuem intolerância ou desconforto quando consomem produtos lácteos. O que de certa forma, poderia atrapalhar ainda mais o rendimento daquele treino chave!

Continua depois da publicidade

Ainda que sendo o doce de leite o pré-treino do momento como a estratégia mais praticada no momento, ele também não seria o melhor para treinos mais longos, como corridas por exemplo. Pelo mesmo fato de ser um açúcar de absorção rápida, seu tempo de ação também é rápido. O que não garante aquela liberação de energia prolongada ao longo de treinos acima de 45 minutos e mais de 1 hora. 

No entanto, a nutrição esportiva é baseada em estratégias. Mesmo que o doce de leite seja o pré-treino do momento, existem outras opções melhores como refeição pré, associando alimentos com a presença de um carboidrato complexo, fibra e possivelmente proteína. Confira algumas receitas no link a seguir.  https://www.nsctotal.com.br/noticias/7-receitas-fit-com-batata-doce-para-o-pre-treino

Uma refeição exemplo seria uma tapioca recheada de frango e ao final usar uma pequena porção como sobremesa. Ou ainda, em uma fatia de pão integral com ovos mexidos e outra fatia com 1 colher pequena de doce de leite. Porém, opções como pão geleia de frutas e mel serão sensivelmente mais interessantes para melhor rendimento dos seus treinos e melhor saúde do seu metabolismo. 

Dentro na nutrição tudo é questão de contexto. Se a exceção não for a regra, pode aparecer vez outra sem sentir culpa atrelada. Ainda assim, um nutricionista esportivo pode abrir outros caminhos com estratégias mais refinadas específicas para sua saúde e objetivos.

Continua depois da publicidade

  *Duda Costa é nutricionista e escreve sobre performance esportiva