nsc
dc

Döhler

Döhler completa 140 anos e inova com estamparia digital

A empresa 100% nacional se tornou referência no setor têxtil investindo em tecnologia de ponta e práticas de sustentabilidade

20/05/2021 - 16h00

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
A estamparia digital é uma tecnologia que permite a empresa ser muito mais sustentável, proporcionando um processo praticamente sem consumo de água e geração de efluentes
A estamparia digital é uma tecnologia que permite a empresa ser muito mais sustentável, proporcionando um processo praticamente sem consumo de água e geração de efluentes
(Foto: )

Pioneira em produtos para cama, mesa e banho, a Döhler foi fundada em Joinville, em 1881, pelo imigrante alemão Karl Döhler. Foi com coragem, visão e apenas um tear de madeira que a história de sucesso dessa empresa começou a ser construída.

Hoje, com cerca de 3 mil colaboradores e um parque fabril de 200 mil metros quadrados, a Döhler produz cerca de 1.4 mil toneladas de tecidos por mês, dentro de um portfólio que chega a 12 mil produtos, e exporta para mais de 40 países. A marca atende consumidores domésticos, com artigos variados para o lar, e empresariais, com tecidos institucionais, além de enxovais corporativos e soluções para o setor hoteleiro e hospitalar.

> Lares brasileiros contam com eletroportáteis catarinenses

Aliada à tecnologia de última geração, a parte criativa da empresa faz pesquisas diárias de tendências de comportamento de estilo de consumo e de moda, além de estudos em todas as regiões brasileiras para entender o que desejam os consumidores em cada coleção.

— Entender as transformações do mercado têxtil é um dos desafios da equipe de P&D da Döhler S/A. Antes de chegarem à casa dos consumidores, todos os produtos são estudados para garantir qualidade, inovação e modernidade — enfatiza o presidente da Döhler, José Mario Gomes Ribeiro.

Estamparia digital

Em 2020, a Döhler começou a produzir peças com estamparia digital, dando um passo à frente de muitas marcas brasileiras.

— Com o novo equipamento, nós podemos trabalhar com maior liberdade de cores e coleções exclusivas. O consumidor, além de adquirir um produto produzido de forma mais sustentável, passa a ter acesso a estampas mais complexas e elaboradas, que dificilmente seriam possíveis de reprodução em uma estamparia convencional — explica Lucas Döhler, engenheiro têxtil da Döhler.

A Döhler conta com artigos para casas, empresas, hotéis e, até mesmo, hospitais
A Döhler conta com artigos para casas, empresas, hotéis e, até mesmo, hospitais
(Foto: )

Sustentabilidade

A nova tecnologia proporciona um processo praticamente sem consumo de água e geração de efluentes. Para se teruma ideia, no método convencional com corantes reativos, o consumo de água é de aproximadamente 35 litros/kg de tecido na etapa da estamparia e lavação. Já com a estamparia digital os valores são insignificantes, em torno de 0,5 litro/kg, reduzindo a necessidade total de água no processo de 80 litros/kg para 45,5 litros/kg.

O controle rigoroso de todas as etapas de fabricação é outro diferencial da Döhler. Todos os anos a empresa passa por processos de certificações e recebe a chancela de normas como ISO 14001, ISO 9001, entre outras, garantindo a excelência de todos os processos industriais.

Acompanhe o especial DC 35 anos

Leia também

Qual é o papel do administrador em uma organização?

Unicred Valor Capital: Segurança e credibilidade para períodos de transformação

Colunistas