Uma pesquisa divulgada nesta semana com objetivo de identificar os focos do mosquito da dengue em Joinville mostra, novamente, as casas como o principal foco do mosquito Aedes aegypti, com 66% dos locais verificados.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Nesta edição, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa) passou por 5.796 inspeções em residências e identificou 164 focos do mosquito. Os números classificaram a cidade com o grau de risco médio para a transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus.

A pesquisa é feita duas vezes ao ano pela prefeitura de Joinville por meio da Secretaria da Saúde e enviada para o Ministério da Saúde. De acordo com o secretário da Saúde de Joinville, Andrei Kolaceke, os resultados obtidos indicam a probabilidade de uma nova epidemia neste ano e que toda a cidade está infestada pelo mosquito.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, divulgado em dezembro do ano passado, Joinville tinha 21.420 casos de dengue prováveis, e ocupava a quarta colocação entre as cidades com mais casos da doença em todo o Brasil.

Continua depois da publicidade

Em 2022, o número de mortes por dengue em Joinville cresceu 280%, se comparado a 2021. No ano passado, foram 21.303 pessoas diagnosticadas com o vírus na cidade.

Combate ao mosquito

A dengue é uma doença viral transmitida por um mosquito chamado Aedes aegypti. A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito e a proliferação dos focos.

Algumas ações podem ajudar no cuidado:

Não deixar água armazenada e parada em locais que podem se tornar possíveis criadouros, como pneus, garrafas plásticas e vasos de plantas;

Cobrir piscinas;

Limpar calhas;

Deixar lixeiras bem vedadas;

Cobrir bem os reservatórios de água;

Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Casal lamenta casa atingida por deslizamento em Rio Negrinho: “Não conseguimos entender”

Imagens mostram destruição em Rio Negrinho após temporal com deslizamentos e enxurrada

JEC faz primeiro jogo em casa da temporada contra o Marcílio Dias; veja preço de ingressos