Rosane Svartman, a autora de Dona de Mim, é conhecida como “Manoel Carlos da zona norte”. A alcunha vem da fama que ela construiu fazendo heroínas femininas fortes que vivem no subúrbio carioca.

Continua depois da publicidade

Isso aconteceu nas três últimas novelas da autora, com a Paloma (Grazi Massafera) de Bom Sucesso, a Sol de Vai na Fé e agora a Leo de Dona de Mim. Novelas carismáticas, com personagens queridos e que conquistam a audiência também são marcas fortes de Svartman.

Uma outra característica da autora vai ficar evidenciada nos próximos capítulos. A Globo anunciou, nesta quinta-feira (6), a volta de Ellen (Camila Pitanga), que todos achavam que estava morta. A mãe de Sofia (Elis Cabral) volta para a novela e vai ter papel importante nos meses finais da trama.

Elenco de Dona de Mim mistura veteranos e novatos

Volta de Ellen em Dona de Mim é sinal de que não veremos a volta de Abel

Ellen (Camila Pitanga) volta casada com Hudson (Emílio Dantas) e juntos formam uma dupla de golpistas. O objetivo dos dois é conseguir a guarda de Sofia, agora que a menina é dona de 25% das ações da Boaz, que Rosa (Suely Franco) passou para ela.

Continua depois da publicidade

A volta de Ellen, faltando dois meses para o fim da novela é sinal de que um dos desfechos mais esperados pelo público não deve acontecer, que seria a volta de Abel (Tony Ramos).

O fato da mãe de Sofia estar viva deve movimentar a história nessa reta final e o público deve ficar com Abel apenas em flashbacks mesmo.

Ellen retorna ao Rio com Hudson e Igor para reencontrar Sofia

Ellen retorna ao Rio com Hudson e Igor para reencontrar Sofia (Foto: Estevam Avellar, Globo)

Reviravolta é marca de Rosane Svartman em suas novelas

Nessa reviravolta, mais duas marcas importantes do texto de Svartman. A primeira é personagens que voltam do além e que nunca morreram. A segunda é que quem volta, geralmente, vem como nova vilã da trama. Isso aconteceu com Sofia (Priscila Steinman) em Totalmente Demais.

Continua depois da publicidade

Essa, por fim, é outra característica da autora. Rosane começa a novela com vilões bem estabelecidos. Foi assim com Carolina (Juliana Paes) em Totalmente Demais, Diogo (Armando Babaioff) em Bom Sucesso, Theo (Emílio Dantas) em Vai na Fé e agora Jaques em Dona de Mim.

Aos poucos, ela vai criando camadas que humanizam os vilões e, mesmo que eles sigam cometendo atrocidades, vão sendo mais aceitos pelo público.

A volta de personagens que não têm nenhuma ligação com o público é cartão verde para que infernizem a vida dos mocinhos e possam ser odiados pela audiência. Vale ficar de olho nos últimos meses de Dona de Mim.

Continua depois da publicidade

Você pode gostar de ver também que em Dona de Mim: nova personagem chega para abalar a vida de Leo.