Os drones da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Balneário Camboriú ganharam uma tecnologia que permite o reconhecimento facial de bandidos procurados pela Justiça. O sistema foi testado com sucesso na abertura da programação de Natal da cidade e será um reforço na segurança durante o Réveillon, quando 1 milhão de pessoas são esperadas para a queima de fogos da Praia Central.

Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí

De acordo com o comandante da PM de Balneário Camboriú, tenente-coronel Rafael Vicente, o sistema incorporado no drone tem um algoritmo capaz de apontar se o rosto identificado pela câmera é de algum foragido da região. Também foram incluídos dados do banco nacional de pessoas desaparecidas, que tem aproximadamente cinco mil pessoas cadastradas.

Em caso de identificação, o militar ou o agente que estiver operando o drone recebe em até 20 segundos um alerta no celular ou no relógio indicando a localização do procurado. A partir daí, uma guarnição é enviada ao local para fazer a abordagem. Segundo o comandante da PM, a corporação está trabalhando com dois drones que conseguem cobrir toda a orla central.

Temporada de verão aumenta 14 vezes a população de Balneário Camboriú

Continua depois da publicidade

A Guarda Municipal também vai atuar com outros dois equipamentos. Se a polícia entender a necessidade de mais aparelhos, pode pedir de outros batalhões. Conforme o tenente-coronel Vicente, são drones com tecnologias caras e cada um custa cerca de R$ 50 mil. O investimento vale a pena, considerando a capacidade de cobertura de monitoramento.

O militar explica ainda que a novidade vai ao encontro de outra medida recentemente adotada em Balneário Camboriú: a instalação de equipamentos que fazem a leitura de placas para apontar veículos com registro de roubo, furto ou procurados por algum outro motivo. Nas palavras do comandante, a ideia é criar uma “muralha eletrônica” de proteção na cidade.

Como vai ficar a Praia Central de Balneário Camboriú com mais uma megaobra milionária

Assista ao vídeo sobre como funciona o sistema

Leia mais

Quanto custa curtir o Réveillon em grande estilo na badalada Balneário Camboriú

Quanto custa alugar mansão em Balneário Camboriú que recebeu Marrone e Eduardo Costa

Destaques do NSC Total