nsc
    dc

    Pandemia

    Duas em cada três cidades de Santa Catarina já registraram mortes por covid-19

    No último mês, Estado saltou de 880 mortes em 142 cidades para 2,1 mil vítimas em 203 municípios

    26/08/2020 - 04h00

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    Coronavírus em SC
    Todas as 295 cidades de SC já tiveram pessoas contaminadas pelo coronavírus
    (Foto: )

    Dos 295 municípios de Santa Catarina, 203 já registraram pelo menos uma morte por covid-19. Com 2,1 mil óbitos confirmados por causa do coronavírus desde março, o Estado viu um salto nos números em julho e agosto. Um mês atrás, o total de vítimas fatais da covid-19 era menor que a metade do número atual, com 880 mortes no dia 25 de julho. Na mesma data, 142 cidades catarinenses tinham registros de óbitos.

    > Confira o painel atualizado com todos os dados do coronavírus em SC

    A mesorregião que lidera a lista é o Vale do Itajaí, onde ocorreu uma em cada três mortes do Estado. Apenas os municípios da microrregião de Itajaí respondem por cerca de 20% dos óbitos, conforme o levantamento feito pela NSC Comunicação nos dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

    Com base nos números atuais, Santa Catarina tem 92 cidades que não registraram mortes por covid-19 até agora. O Oeste catarinense apresenta o maior número de municípios sem mortes (64), e a microrregião de Chapecó é a que concentra mais cidades (26) sem óbitos por covid-19. Já as microrregiões de Tubarão, Itajaí, Joinville, Criciúma, São Bento do Sul e Florianópolis não têm nenhuma cidade sem registrar mortes por covid-19.

    Desde a semana passada, quando Urupema confirmou o primeiro caso de coronavírus na cidade, todos os 295 municípios catarinenses já tiveram pessoas contaminadas.

    Perfil dos óbitos

    Segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde, a taxa de letalidade do coronavírus em Santa Catarina atualmente é de 1,61%. Dos 2116 óbitos registrados, 1704 foram de pessoas com alguma comorbidade, enquanto 412 vítimas não tinham nenhum histórico. Diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão são os fatores de risco mais comuns.

    As mulheres são a maioria (60%) da vítimas, e o maior volume de mortes ocorreu entre pessoas na faixa etária dos 60 aos 69 anos.

    Somente nos primeiros 25 dias de agosto, o Estado contabilizou 801 mortes por covid-19. A quantia é equivalente ao total de vítimas nos quatro primeiros meses de pandemia em SC (entre o fim de março até o dia 20 de julho).

    Leia também

    Pacientes curados do coronavírus podem ter sequelas respiratórias, cardíacas e neurológicas

    Retorno às aulas presenciais e temporada de verão precisam ser planejadas, alerta infectologista

    Seis cidades de SC são cobradas por medidas para proteger índios contra o coronavírus

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas