nsc
dc

PROVA REAL 

É falsa mensagem que diz que idoso de SC perdeu R$ 1,2 mil do auxílio emergencial 

Publicação usa foto de identidade de homem do Oeste de SC que está desaparecido desde 2018 

12/05/2020 - 15h31

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Mensagem falsa vem sendo compartilhada nos últimos dias nas redes sociais
Mensagem falsa vem sendo compartilhada nos últimos dias nas redes sociais
(Foto: )

Uma mensagem falsa que divulga a foto da identidade de um homem dizendo que ela teria sido encontrada com R$ 1,2 mil, referentes ao pagamento do Auxílio Emergencial, circula nos últimos dias nas redes sociais.

A mensagem traz um suposto relato de alguém que teria encontrado o documento e o dinheiro e pede ajuda para encontrar o dono, informando um telefone de contato. A mensagem é falsa.

No texto, não há referências à cidade em que isso teria ocorrido, informando apenas que seria “em frente à Caixa Econômica Federal”, algo comuns em mensagens falsas que visam apenas o compartilhamento. O telefone de contato informado também não possui código de área para informar a localização. Em outras versões da mensagem, aparecem diferentes DDDs para o telefone.

Com isso, a publicação passou a ser disseminada em diferentes cidades e Estado do país.

Além disso, a foto divulgada na carteira de identidade da mensagem fake é na verdade de Mario Luis Obregão dos Santos, um idoso do município de São Miguel do Oeste e que está desaparecido desde 2018. Ele desapareceu quando foi trazido a Florianópolis para fazer um exame.

Em contato com a reportagem da NSC, a família confirmou que a mensagem é falsa, que Mario Luiz permanece desaparecido e que os documentos dele estão em posse da família. Até o momento a família não teve nenhuma notícia sobre o paradeiro dele. A foto de Mario Luiz permanece no portal SOS Desaparecidos, da Polícia Militar.

Colunistas