A menos de um mês para a Copa do Mundo de 2026, o coração do torcedor brasileiro bate compassado pela ansiedade e pela preocupação. O recente retorno de Neymar à Seleção Brasileira, que desenhava um roteiro de cinema, ganhou contornos de drama médico na Vila Belmiro.

Continua depois da publicidade

Nesta quarta-feira (27), os convocados por Carlo Ancelotti se apresentam na Granja Comary para começar o período de treinos antes do Mundial. Mais uma vez o nome de Neymar estará no centro da pauta.

O camisa 10 acendeu o sinal de alerta ao desfalcar o Santos no empate por 2 a 2 contra o San Lorenzo, pela Copa Sul-Americana. Assistindo ao jogo das arquibancadas, o craque virou alvo de mais um episódio de expectativas sobre sua presença na Copa do Mundo.

O jogador está com um edema de grau 2 na panturrilha direita e não tem participado dos jogos do Peixe, além de ter sido poupado de treinamentos. Ou seja, mesmo convocado, a situação do camisa 10 causa um incômodo na CBF, a um dia da apresentação do grupo para a Copa do Mundo.

Neymar será avaliado na apresentação. O procedimento é padrão da confederação e todos os jogadores passarão pelos mesmos testes. Vale lembrar que os departamentos médicos de CBF e clubes trocam informações sobre a situação dos atletas monitorados pela comissão técnica com frequência.

Continua depois da publicidade

O ultimato de Carlo Ancelotti e o cronograma na Granja Comary

Diante da situação, a CBF adota uma postura cautelosa e não se fala em corte. O martelo só começará a ser batido a partir desta quarta-feira, 27 de maio, data da apresentação oficial do elenco na Granja Comary, em Teresópolis.

Neymar já é desfalque confirmado para os primeiros treinos e amistosos preparatórios de Ancelotti. O treinador italiano, conhecido por sua gestão de grupo firme, já mandou um recado direto: o craque só joga a Copa se atingir 100% das condições físicas nos treinos.

O grande temor do técnico é saber se o jogador mais badalado da seleção terá condições de jogo até a estreia do Brasil, no dia 13 de junho, contra o Marrocos. A comissão técnica corre contra o tempo para avaliar o real impacto do problema físico e tomar uma decisão.

Caso o corte médico seja inevitável, a CBF já tem o caminho e caberá à comissão técnica decidir. Pelas regras da Fifa, as seleções podem substituir atletas lesionados até 24 horas antes da estreia, desde que o substituto esteja na pré-lista de 55 nomes enviados anteriormente.

Continua depois da publicidade

Quem pode substituir Neymar? As opções de emergência

Se a vaga de Neymar abrir, nomes de peso que ficaram de fora dos 26 convocados finais de Ancelotti ressurgem como opções de emergência. A lista de suplentes para o ataque conta com atletas que monitoram o telefone a cada minuto.

Veja os atacantes que estão na pré-lista de 55 nomes e correm por fora:

  • Antony (Real Betis)
  • Gabriel Jesus (Arsenal)
  • João Pedro (Chelsea)
  • Igor Jesus (Nottingham Forest)
  • Kaio Jorge (Cruzeiro)
  • Pedro (Flamengo)
  • Richarlison (Tottenham)
  • Samuel Lino (Atlético de Madrid)

Raio-X dos favoritos: João Pedro lidera a corrida por fora

Entre os pré-convocados, João Pedro surge como o nome mais quente. O atacante do Chelsea vive uma fase espetacular e foi eleito o melhor jogador do clube na temporada 2025/26, após brilhar no Mundial de Clubes disputado nos Estados Unidos.

Os números do jovem atacante impressionam: foram 54 jogos, 20 gols e 6 assistências na Europa. Pela Seleção Principal, ele teve 5 atuações em 2025 e, embora ainda busque seu primeiro gol com a amarelinha, tem o ritmo ideal que o torneio exige. Sua ausência na lista dos 26 foi questionada, pois era um nome cotado.

Continua depois da publicidade

Correndo por fora, Gabriel Jesus e Antony tentam recuperar espaço após temporadas de altos e baixos. Jesus alternou momentos no Arsenal e, apesar de decisivo em torneios continentais, sofreu com a falta de minutos na Premier League.

Já Antony buscou novos ares no Real Betis. O atacante apresentou lampejos do seu futebol vertical na Espanha, mas a falta de constância ao longo do ano o manteve como uma opção distante nos planos iniciais de Carlo Ancelotti.