A Lua se alinhou entre a Terra e o Sol em um fenômeno astronômico chamado Eclipse Anular do Sol, também conhecido como “Anel de Fogo”, na tarde desta quarta-feira (2). No Brasil, ele pôde ser visto de forma parcial em toda região Sul, assim como na parte sul do Sudeste e Centro-Oeste, segundo o Observatório Nacional.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Para quem deseja rever todo o eclipse e o momento do “Anel de Fogo”, o canal do YouTube do Observatório Nacional fez uma transmissão do Eclipse Solar Anular. O fenômeno ocorreu das 12h30min e vai foi 18h47min. Reveja abaixo.
Continua depois da publicidade
Reveja como foi o Eclipse Solar Anular
Transmissão do Observatório Nacional
Esqueça a beleza e conheça a verdadeira razão que torna a pessoa mais atraente
Onde o Eclipse Solar Anular pode ser observado
Os eclipses solares anulares são eventos relativamente raros, ocorrendo apenas algumas vezes por ano em diferentes partes do mundo. É importante observar que a visibilidade de um eclipse anular depende da localização geográfica. Portanto, os entusiastas de eclipses solares muitas vezes precisam viajar para uma região específica para testemunhar esse fenômeno.
Nesta quarta-feira (2), o Eclipse Solar Anular pôde ser observado de forma parcial na Região Sul do Brasil, assim como nas partes mais ao sul do Centro-Oeste e Sudeste. O fenômeno do “Anel de Fogo” só foi observado na Argentina e Chile. Em outros lugares do mundo, a visibilidade foi parcial, igual a do Brasil.
Com dados do site “Time and Date”, confira os horários (conforme o fuso local) em que o fenômeno de visibilidade parcial do Eclipse Solar Anular ocorreu em alguns estados brasileiros. Destes, o Rio Grande do Sul é o que teve a maior porcentagem de visibilidade:
Continua depois da publicidade
- Bahia: das 17h19min às 17h39min;
- Espírito Santo: das 17h07min às 17h42min;
- Goiás: das 17h08min às 18h10min;
- Mato Grosso: das 16h07min às 18h;
- Mato Grosso do Sul: das 15h46min às 17h26;
- Minas Gerais: das 16h59min às 18h15;
- Paraná: das 16h43min às 18h32min;
- Rio Grande do Sul: das 16h30 às 18h41min;
- Rio de Janeiro: das 16h59min às 17h59min;
- Santa Catarina: das 16h41 às 18h34min;
- São Paulo: das 16h51 às 18h23min.
Mapa de onde o Eclipse Solar Anular foi observado
Veja imagens de eclipses
Continua depois da publicidade
O que é o Eclipse Solar Anular
No vasto catálogo de maravilhas cósmicas que nosso universo oferece, os eclipses solares ocupam um lugar especial. E entre esses tipos de eclipse, o Eclipse Solar Anular se destaca como um fenômeno dos mais espetaculares para observação.
O fenômeno acontece quando temos o alinhamento entre Sol, Terra e Lua. Mas diferentemente de um eclipse solar total, em que a Lua encobre completamente o disco do Sol, o Eclipse Anular ocorre quando a Lua está mais distante da Terra em sua órbita elíptica. Isso faz com que seu tamanho aparente fique “um pouco menor” do que o do Sol, deixando um anel de luz solar visível em torno da Lua.
Esse anel de luz, conhecido como “Anel de Fogo”, é o que torna o Eclipse Solar Anular tão cativante. Enquanto a Lua passa na frente do Sol, uma fina borda luminosa permanece visível, criando um espetáculo celeste fascinante.
Continua depois da publicidade
Não olhe direto para o Eclipse do Anel de Fogo
Observar um Eclipse Solar Anular é uma experiência emocionante, mas também requer precauções para proteger a visão. Veja dicas essenciais para observar o eclipse com segurança:
- Use óculos de observação solar: nunca olhe diretamente para o Sol, mesmo durante um eclipse. Use óculos de observação solar certificados, que bloqueiam os raios nocivos do Sol. Certifique-se de que os óculos estejam em boas condições e sem danos;
- Telescópio com filtro solar: se você tem acesso a um telescópio, use um filtro solar apropriado para observar o eclipse. Isso proporcionará uma visão mais detalhada do “Anel de Fogo” e dos detalhes da superfície solar;
- Acompanhe as informações de visibilidade: verifique com antecedência as informações sobre a visibilidade do eclipse em sua área. Os eclipses anulares são visíveis apenas em determinadas regiões, e é importante estar no local certo no momento certo;
- Planeje a logística: escolha um local de observação adequado e planeje sua logística com antecedência. Certifique-se de que terá acesso a suprimentos, proteção solar e que sua localização proporcionará uma visão desobstruída do Sol;
- Fotografe com cuidado: se você deseja fotografar o eclipse, use uma câmera equipada com um filtro solar apropriado. Certifique-se de que a exposição esteja ajustada corretamente para evitar danos à câmera e ao sensor;
- Esteja preparado para as condições climáticas: o tempo pode ser imprevisível. Esteja preparado para mudanças nas condições climáticas e tenha um plano de contingência caso o céu esteja nublado;
Leia mais
Saiba a diferença entre eclipse lunar e solar
Fases, “lado escuro” e missões: veja curiosidades sobre a Lua
Superlua: entenda o fenômeno e saiba quando o astro está mais perto da Terra