O eclipse solar total mais longo do século só vai acontecer em 2027. O fenômeno, que vai fazer o dia virar noite no Hemisfério Oriental, não poderá ser visto no Brasil.

Continua depois da publicidade

Apesar disso, o eclipse solar vai ser visível de regiões bem povoadas como Espanha, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito e outros países. Nesses lugares ele será visto com totalidade.

O eclipse solar mais longo do século terá duração de seis minutos e 23 segundos e vai acontecer no dia 2 de agosto de 2027.

Cronograma do eclipse solar mais longo do século

O eclipse começará por volta de 7h30min (horário de Brasília), quando o Sol começará a ficar encoberto. O ápice será às 8h49min. Considerando todas as fases ele vai até 9h43min.

Continua depois da publicidade

A Lua começará a fazer o trajeto de sombra no Oceano Atlântico, passa pelo Estreito de Gilbratar e vai até regiões do norte da África e do Oriente Médio. O ápice será no Egito.

Para quem não lembra, um eclipse solar total acontece quando a Lua se coloca entre a Terra e o Sol, projetando sua sombra na Terra e faz o dia virar noite por alguns minutos.

Você pode gostar de ver também a melhor do mundo: cidade desbanca favoritos e lidera ranking de turismo de 2025.

Continua depois da publicidade