nsc

    Municipais

    Eleições 2020: saiba o que muda na hora de votar por conta da pandemia

    Desembargador Jaime Ramos, presidente do TRE-SC, detalha medidas que serão adotadas

    31/08/2020 - 14h02 - Atualizada em: 31/08/2020 - 18h19

    Compartilhe

    Kadu
    Por Kadu Reis
    Eleitor deve higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois do voto
    Eleitor deve higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois do voto
    (Foto: )

    A pandemia do novo coronavírus força mudanças até no ato de votar em 2020. De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Jaime Ramos, uma série de medidas será adotada para aumentar a segurança sanitária de eleitores, mesários e juízes. O pleito municipal está marcado para os dias 15 e 29 de novembro.

    — Toda eleição municipal gera desafios, mas neste caso o pior deles é a pandemia. Temos trabalhado muito para garantir o processo eleitoral em 2020. Os mesários usarão máscaras e face shields (escudos faciais), além do álcool em gel. O TSE tem os equipamentos de proteção, empresas fizeram doações em numero suficiente — garantiu o presidente do TRE-SC em entrevista ao Estúdio CBN Diário.

    > Eleições 2020: data, prazos e regras do calendário eleitoral

    A identificação do eleitor não será feita por biometria, mas pelo documento. Além disso, há uma recomendação para que cada um leve sua própria caneta para fazer a assinatura. As seções terão canetas disponíveis, mas desta forma é possível evitar contato com objeto tocado pelos demais. No caso das urnas, a higiene das mãos nos momentos pré e pós-voto é a saída encontrada.

    > Horário de votação das eleições 2020 é ampliado em uma hora

    — A biometria foi dispensada e o eleitor será identificado pelo documento. Mas também não precisa entregar o documento, pode apenas exibir, para diminuir o contato. Os eleitores devem levar suas próprias canetas. Os que não puderem terão caneta lá e álcool em gel para assepsia. A urna seria uma questão mais complexa, mas o eleitor deve fazer a assepsia antes e depois de votar — explica o desembargador.

    Ouça a entrevista com o presidente do TRE-SC no Estúdio CBN Diário:

    Em 2020, os brasileiros vão às urnas para definir os eleitos para os poderes executivos e legislativos municipais. As candidaturas para os cargos de prefeitos e vereadores podem ser feitas até o dia 26 de setembro. O primeiro turno ocorre no dia 15 de novembro; o segundo, para as cidades que tiverem, será realizado duas semanas depois, no dia 29.

    Saiba tudo sobre as eleições 2020 no NSC Total

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas