O segundo turno das Eleições Municipais de 2024 está marcado para o dia 27 de outubro e será realizado em municípios com mais de 200 mil eleitores, das 8h às 17h. A definição de um segundo turno ocorre quando nenhum candidato a prefeito consegue alcançar a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno, que será realizado no dia 6 de outubro. Para vencer já nessa etapa, o candidato precisa obter 50% mais um voto, ou seja, mais da metade dos votos válidos, excluindo os nulos e em branco​.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Em cidades menores, com menos de 200 mil eleitores, a disputa é decidida no primeiro turno, independentemente da margem de vitória, bastando o candidato obter o maior número de votos. Já nos municípios que precisam do segundo turno, apenas os dois candidatos mais votados avançam para a nova votação, permitindo ao eleitor escolher entre as duas opções finalistas.

Continua depois da publicidade

O que devo saber após o primeiro turno das eleições?

Além de prefeito, os eleitores também irão escolher vereadores no primeiro turno. No Brasil, os vereadores têm o papel de elaborar e votar leis municipais, além de fiscalizar as ações do executivo local, que inclui a atuação dos prefeitos. O segundo turno, no entanto, é exclusivo para a disputa de prefeitos, já que os vereadores são eleitos diretamente no primeiro turno​.

A realização de dois turnos visa assegurar que o prefeito eleito tenha o apoio da maioria da população, reforçando o caráter democrático do pleito. A diplomação dos eleitos, tanto no primeiro quanto no segundo turno, está prevista para ocorrer até o dia 19 de dezembro, conforme o calendário da Justiça Eleitoral​.

Continua depois da publicidade

Leia também

De onde vem o Fundo Eleitoral?

Eleições 2024: Acompanhe a apuração em tempo real

Página especial sobre Eleições 2024

Destaques do NSC Total