A campanha eleitoral já começou para o cargo de prefeito em todas as cidades do Brasil. Com isso, as pesquisas eleitorais demonstram um retrato cada vez mais fiel do que pode acontecer no dia 6 de outubro nas urnas. Desse modo, no Rio de Janeiro a disputa parece que será entre o atual prefeito Eduardo Paes e o Deputado Federal Alexandre Ramagem.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Quem são os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro
Continua depois da publicidade
Ramagem tenta pela segunda vez um cargo eletivo, tendo sido eleito em 2022 para a Câmara dos Deputados muito na esteira de seu trabalho com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Por isso, trouxemos mais sobre a trajetória do candidato até chegar na disputa da prefeitura do Rio de Janeiro.
Quem é Alexandre Ramagem?
Primeiramente, Alexandre Ramagem tem 52 anos e nasceu no Rio de Janeiro. Se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Posteriormente se tornou mestre em políticas anticorrupção pela Universidade de Salamanca na Espanha.
No ano de 2005, Ramagem entrou para Polícia Federal, mas se notabilizou pela primeira vez como chefe da equipe de segurança do então candidato à presidência Jair Bolsonaro em 2018. Inclusive, seu trabalho começou depois do ataque a faca cometido contra Bolsonaro em Juiz de Fora, no mês de setembro daquele ano.
Continua depois da publicidade
Participação no Governo Bolsonaro (2019-2022)
Logo depois da eleição, Bolsonaro indicou Ramagem para chefiar a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), sendo subordinado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Posteriormente, o presidente tentou indicar o ex-delegado como Chefe da PF, algo que foi o estopim da saída do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro do governo.
Denúncias e investigações sobre Ramagem na ABIN
A primeira denúncia sobre Alexandre Ramagem na ABIN aconteceu através de uma reportagem na Revista Época em 2020, que dizia que o chefe da Agência teria preparado relatórios para a defesa do Senador Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas Sendo que o objetivo era pedir a anulação da investigação do filho de Jair Bolsonaro.
Já neste ano de 2024, Ramagem foi alvo de uma investigação pela PF que investigou a ligação do candidato com uma organização criminosa que se instalou na ABIN para monitorar autoridades, jornalistas e pessoas comuns. Ramagem nega todas as acusações.
Continua depois da publicidade
Deputado Federal (2023-Atualmente)
Já nas eleições de 2022, Alexandre Ramagem disputou e se elegeu para o cargo de Deputado Federal pelo PL, muito baseado no apoio de Bolsonaro. Seu grande trabalho como integrante da Câmara foi ser membro da CPI dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Leia mais:
Eleições 2024: Relembre a trajetória política de Eduardo Paes
Eleições 2024: Relembre a trajetória política de Tarcísio Motta