De tempos em tempos, crianças despontam na televisão e demonstram um talento nato para a carreira artística, como aconteceu em 2025 com Elis Cabral, a Sofia de Dona de Mim. A atriz mirim ganhou o papel da criança que movimenta toda história da novela de Rosane Svartman e foi um dos destaques da trama.
Continua depois da publicidade
Carioca de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde vive com os pais, Elis Cabral tem sete anos. Os pais são o professor universitário Nilmar Figueiredo e a analista de sistemas Vanessa Mendes, que criaram novas rotinas para estar com a filha nas gravações de Dona de Mim.
Nas redes sociais, Elis Cabral é elogiadíssima, e a maioria dos comentários falam sobre o futuro grandioso que ela deve ter. Muitos a comparam com Mel Maia, que também despontou pequena em Avenida Brasil e nunca mais parou de trabalhar.
Em entrevista exclusiva para o NSC Total, Elis Cabral falou sobre o começo na novela, como é trabalhar nos Estúdios Globo e o que espera para o futuro.
Continua depois da publicidade
Acompanhe a entrevista exclusiva com Elis Cabral, a Sofia de Dona de Mim
- Elis, como foi o dia em que você soube que iria trabalhar na Globo?
Foi incrível, o tio Allan (Allan Fiterman, diretor de Dona de Mim) quis fazer uma surpresa pro meu papai, aí ele foi comigo encontrar meu pai, e eu quando cheguei pertinho contei o resultado, todo mundo comemorou e se emocionou, meu pai chorou e eu também.
- Você lembra como foi seu primeiro dia nos Estúdios Globo? O que viu, com quem falou, o que mais chamou atenção?
Continua depois da publicidade
Eu nunca vou esquecer desse dia, porque eu passava aqui na frente e falava para minha mãe que queria um dia entrar pra ver como era. É muito grande, eu conheci muita gente do elenco nesse dia, tio Marcello, tia Clara, tia Aline Borges, Tio Rafa, quase todo mundo.
- O que você mais gosta de fazer quando está lá, entre uma gravação e outra?
Eu amo brincar no camarim com o Lorenzo e o Theo, também gosto muito de andar pelos corredores e brincar com os tios da produção e do elenco. É divertido quando encontro meus amigos de Êta Mundo Melhor também.
- Tem algum cantinho dos estúdios que você acha mais legal ou que virou seu favorito?
O camarim infantil que montaram é meu cantinho favorito, ali eu me concentro, passo as cenas com a tia Cris, e brinco bastante sem atrapalhar ninguém.
Continua depois da publicidade
- Como é seu dia a dia de gravação? Dá pra contar como é a sua rotina quando vai pra lá?
Eu vou primeiro pra escola, e depois para os Estúdios. Eu já chego com o texto gravado, então fico com a preparadora entendendo o momento da cena e me concentrando nas intenções. Depois inicio a caracterização e fico brincando aguardando minha vez pra gravar.
- Quem te ajuda nas gravações? Você tem professores, diretores, ou atores com quem mais aprende?
Fora dos estúdios quem me ajuda muito é o meu preparador Raphael Monteiro, que foi o tio que me inscreveu no teste. No dia a dia, a tia Cristina Bethencourt me prepara e os diretores me ajudam a desenhar melhor a cena. No final eu aprendo com todo mundo.
- O que você mais aprendeu até agora sobre atuar?
Principalmente sobre não fingir, é importante entender o que está acontecendo. Então eu sempre penso no momento anterior aquela cena, pra ter o sentimento correto da personagem. E eu sou curiosa então eu pergunto tudo kkkkkk.
Continua depois da publicidade
- Tem alguma cena de Dona de Mim que foi muito especial pra você gravar?
Muitas foram especiais, já respondi algumas vezes sobre o banho que a Sofia deu na Denise. Mas a cena mais difícil e que eu gostei muito de fazer foi no sequestro da Sofia com o pai Wanderson, o tio Babaiof.
- Você já pensa no que quer fazer quando crescer, quer continuar como atriz? Tem algum sonho pra daqui a 10, 20 anos?
É muito legal ser atriz, eu sempre estou brincando, mesmo sabendo que é uma coisa séria. Eu quero fazer isso sempre, mas também gosto muito de bichinhos, então, se eu puder, também vou querer ser veterinária.
Continua depois da publicidade
- Se você pudesse escolher qualquer história pra fazer no futuro, qual seria?
Gostaria de fazer uma menina que é cercada por cachorros que fizesse ninguém ter medo destes anjinhos. Pra mostrar que eles so precisam de amor.
Você pode gostar de ver também Dona de Mim: Sofia expõe Ellen e obriga Leo a tomar a decisão mais difícil da trama e Resumo de Dona de Mim: Leo coloca rastreador em Sofia no capítulo de segunda (22).






