nsc

Obra de engordamento da praia

Em Canasvieiras, banhistas comemoram faixa de areia maior mas receiam mudança do mar

Concluída nessa segunda, obra será inaugurada oficialmente na sexta-feira (17)

14/01/2020 - 13h49 - Atualizada em: 14/01/2020 - 18h08

Compartilhe

Por Juliana Gomes
Faixa de areia passará por nivelamento
Faixa de areia passará por nivelamento
(Foto: )

Um dia depois de a prefeitura de Florianópolis anunciar o fim do alargamento da praia de Canasvieiras, as opiniões dos banhistas são um misto de satisfação e receio nesta terça-feira (14). Muitos mencionam a beleza da praia com a expansão da faixa de areia e outros a preocupação com uma possível mudança de comportamento do mar após as alterações provocadas pela obra.

A prefeitura informou por nota que não há qualquer relação do alargamento com o repuxo do mar e reforçou a importância de os banhistas terem cautela para evitar acidentes nas praias.

Com a obra, a faixa de areia ficou com uma largura de até 50 metros ao longo de 2,3 km, de Canajurê ao Rio do Braz. A areia foi dragada do fundo do mar, de uma distância de cerca de 1,4 km da praia.

Agora, o trabalho será para nivelar a areia, pois no momento há um espécie de degrau que separa a areia trazida pela draga da faixa original.

Mais espaço e receio

Turista de Francisco Beltrão (PR), Gelson Corazza, se mostrou satisfeito com as mudanças.

— O espaço da areia ficou muito bom. Estou com minha tenda aqui, que ocupa muito espaço. Se fosse numa situação anterior, talvez não desse. O que a gente está com um pouco de receio é com relação ao mar, se há ou não perigo. Existem placas, bandeira vermelha. A gente tem receio por causa das crianças.

Gilberto está em Canasvieiras com a família
Gilberto está em Canasvieiras com a família
(Foto: )

De Canoas, Caroline Dessarrat passa as férias em Canasvieiras há décadas e comemora as melhorias na praia.

— A praia está bem maior, eu gostei, apesar de que o mar está um pouquinho diferente, está afundando mais rápido pras crianças. A gente notou a diferença, tu não tinha medo de ir, agora logo que tu vai já tá fundo — opinou.

Moradoras de Florianópolis, Milena Santa Barbosa e Bernadete da Silva se mostraram receosas com comportamento do mar de agora em diante.

— A água puxa bastante. Ficou muito lindo, mas em compensação o mar ficou agressivo. Ficou desnivelada (a areia), está complicado para as pessoas caminharem, principalmente as crianças e os idosos — detalhou Milena.

— Ficou bonito, espaçoso, mas o perigo ficou. Eu que já não sei muito nadar, fica complicado, tem que ficar muito na beiradinha, porque o buraco é bastante. Criança não dá pra trazer — avaliou Bernadete.

Bernadete e Milena têm medo do mar
Bernadete e Milena têm medo do mar
(Foto: )

Em nota, a prefeitura ressaltou a importância de evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes de entrar na água; respeitar a sinalização dos bombeiros; respeitar as ordens dos guarda-vidas e ficar atento a correntes de retorno.

Sinalização

No fim de dezembro, duas pessoas morreram afogadas em Canasvieiras. A prefeitura nega qualquer relação com a obra, mas alerta para a necessidade de redobrar a atenção ao entrar no mar. Depois disso, a praia recebeu placas indicando perigo, aumento de profundidade do mar, além de boias para sinalizar o ponto em que a água aumenta a profundidade.

Agentes da Guarda Municipal circulam pela praia em quadriciclos para ajudar na orientação dos banhistas. Três cadeirões com guarda-vidas foram instalados para facilitar o atendimento em qualquer emergência.

Mar está sinalizado com boias para indicar mudança de profundidade
Mar está sinalizado com boias para indicar mudança de profundidade
(Foto: )

Descuido

Mesmo com tudo isso, muitos banhistas são descuidados com a segurança, conforme o guarda-vidas Artur.

— No local onde a gente sinalizou com a bandeira vermelha, como a draga terminou a pouco tempo, tem muito buraco, a profundidade tá muito grande. O mar tá calmo, a não ser que mude o vento, bata um nordeste, aí fica mexido o mar, mas como está hoje está bem tranquilo. Muita gente não respeita a sinalização, mas a gente tenta fazer a prevenção — declarou o guarda-vidas que trabalha em Canasvieiras.

Na próxima sexta-feira (17) a inauguração oficial da obra ocorre às 9h, de acordo com a prefeitura.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas