O dia já amanheceu quente em Santa Catarina nesta terça-feira (16). Schroeder, cidade do Norte do Estado, registrou índice de calor de 50ºC, resultado da temperatura de 34ºC combinada com a alta umidade do ar, que estava 77% às 14h.

Continua depois da publicidade

As cidades da região estão registrando os maiores índices de calor desta terça-feira. Corupá marcou 33ºC nos termômetros e umidade de 62%, alcançando então 40ºC de índice de calor. O município de Jaraguá do Sul, vizinho de Corupá, por sua vez, registrou 38ºC de índice de calor ao combinar a temperatura de 32ºC e 64% de umidade.

Cidades mais quentes nesta terça-feira (16)

Em caso de calor intenso, a Defesa Civil recomenda:

  • Evitar exposição nas horas mais quentes do dia e manter-se hidratado;
  • Vista roupas mais claras e folgadas;
  • Procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32ºC, especialmente em locais com pessoas idosas, enfermos ou frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor;
  • Não deixe crianças ou animais sozinhos em carros, não importa o período de tempo;
  • Beba água e outros líquidos não alcoólicos. Coma alimentos leves e de fácil digestão, como frutas e saladas.

Enquanto a terça-feira teve temperaturas de 34ºC, a quarta-feira (17) deve ter temperaturas um pouco mais baixas, ainda que esteja quente. No amanhecer, temperaturas baixas com mínimas entre 5 e 10°C nos planaltos e Grande Florianópolis Serrana, ficando ainda mais baixas na Serra. Nas demais regiões, mínimas entre 12 e 15°C. À tarde esquenta e as máximas voltam a se aproximar dos 30°C no Grande Oeste e a variar entre 24 e 26°C nas demais regiões. 

A quarta-feira ainda começa com muitas nuvens e formação de nevoeiros, sobretudo entre os planaltos e o Litoral, resultado do resfriamento provocado pela chegada da massa de ar seco e frio. Mas no decorrer da manhã a nebulosidade diminui e o sol passa a predominar em todo o estado.

Continua depois da publicidade