nsc
    dc

    BRAVA

    Empresa catarinense aplica avanços na área de genética e medicina

    Iniciativa tem como objetivo aprimorar o avanço do câncer de mama

    09/11/2020 - 15h23

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    BRAVA é um empresa com DNA catarinense que tem como propósito inovar na área da prevenção e combate a doenças
    BRAVA é um empresa com DNA catarinense que tem como propósito inovar na área da prevenção e combate a doenças
    (Foto: )

    As tecnologias e inovações no área da saúde prometem, para os próximos anos, avanços na prevenção e combate de uma série de doenças comuns a nossa sociedade. As áreas da genética e informática são dois grande vetores das transformações que já são realidade e, aos poucos, ficam disponíveis em favor da população.

    O futuro já chegou

    No início deste século, a ciência realizou grandes feitos na área da genômica e evoluiu muito na compreensão sobre os nossos genes e seu funcionamento. Logo após a decodificação do genoma humano um vertiginoso desenvolvimento de técnicas de analise da manipulação do DNA, impulsionados por tecnologias emergentes, baixaram os custos da analise genética individual consideravelmente tornando-as acessíveis à população.

    Agora, o desafio para os próximos anos é transformar esses conhecimentos em prática clínica como ferramenta para aprimorar a medicina. A expectativa é que num futuro próximo a informação genética determine as principais estratégias de prevenção e tratamentos com impacto positivo sobre a saúde da população.

    A BRAVA é um empresa com DNA catarinense que tem como propósito inovar na área da prevenção e combate a doenças comuns utilizando-se de tecnologias e testes genéticos de ultima geração. Não poderia haver mês melhor do que outubro para o lançamento do seu primeiro produto, o VIVIDA, destinado a ser uma importante ferramenta para mulheres e médicos na prevenção ao câncer de mama.

    Segundo o CEO da BRAVA, o geneticista Marcos Oliveira, o VIVIDA é mais que um teste genético, mas um programa de prevenção do câncer de mama.

    Além do teste genético que avalia o risco, as mulheres recebem o resultado e as orientações através de um especialista por telemedicina e disponibilizamos um programa para auxilia-la a seguir melhores práticas preventivas.

    O teste genético

    O teste genético utilizado pelo VIVIDA é resultado de anos de pesquisa e testagem de centenas de milhares de mulheres pelo mundo. Combinando a informação de vários genes com o histórico e hábitos de vida da mulher ele produz um escore de risco para o câncer de mama. Hoje, os testes chamados Escores de Risco Poligênico são a principal forma de se conhecer sobre o risco de determinada doença.

    Doenças cardíacas, diabetes, Alzheimer, canceres, entre tantas outras condições, podem ser avaliadas e o risco individual estratificado. Algumas mulheres podem ser mais suscetíveis que outras para o desenvolvimento do câncer de mama, identificá-las de maneira precoce pode ser de extrema importância para definir as estratégias preventivas individualizadas, aumentando a segurança , afirma Dr. Carlos Gustavo Crippa, médico mastologista , que ainda complementa que estamos vivenciando o início da era da medicina da precisão.

    A prevenção é a melhor estratégia para o combate do câncer de mama
    A prevenção é a melhor estratégia para o combate do câncer de mama
    (Foto: )

    Prevenindo o câncer de mama

    A prevenção é a melhor estratégia para o combate do câncer de mama. Hoje, a principal recomendação é realizar a mamografia anual, após os 40 anos. Exames radiológicos adicionais também podem ser especialmente necessários ou antecipados quando se detecta uma mulher de alto risco.

    Não menos importante, é estimular hábitos de vida saudáveis como a manutenção do peso ideal; prática de atividade física; e estados emocionais equilibrados. Evitar excessos de álcool, fumo e terapia de reposição pode ainda influenciar no risco da doença. Se estima que é possível diminuir a incidência de canceres em até 20%, casos medidas comportamentais adequadas sejam adotadas.

    Através da telemedicina a paciente recebe as recomendações pertinentes bem como acesso a um programa exclusivo de seguimento
    Através da telemedicina a paciente recebe as recomendações pertinentes bem como acesso a um programa exclusivo de seguimento
    (Foto: )

    Inovação na entrega do resultado

    A BRAVA tem consciência do impacto do resultado de um teste genético na vida de uma pessoa, por isso conta com uma equipe médica especializada para fazer a entrega do resultado e explicar o seu significado. Através da telemedicina a paciente receberá as recomendações pertinentes, bem como acesso a um programa exclusivo de seguimento.

    A tecnologia na área da informática e a inovação das relações digitais são empregadas como ferramentas para estimular e educar as clientes a aderir às boas práticas redutoras de risco para o câncer de mama.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas