“No futuro, teremos carros voadores”. Frase clássica dita por muitos no início dos anos 2000 e repetida ainda em 2025 em um tom irônico. Mas isso pode deixar de ser uma mera fantasia ou tema de filma para virar realidade. Ao menos essa é a expectativa criada após uma empresa chinesa anunciar que vai apresentar uma grande novidade muito em breve.
Continua depois da publicidade
A Govy, montadora chinesa pertencente à GAC, vai apresentar, no Salão do Automóvel, em São Paulo, o Airjet, um carro voador que já foi lançado no mercado internacional no final de 2024. A informação foi dada pelo Autoesporte.
Veículo voador de asa composta, o Govy Airjet combina as vantagens da eficiência da asa fixa com a flexibilidade da decolagem vertical dos sistemas com vários rotores. Projetado com mais de 90% de materiais compostos de fibra de carbono, sua estrutura leve garante durabilidade e alto desempenho. Movido a eletricidade, a bateria pode ser recarregada completamente em aproximadamente 25 minutos e apresenta autonomia de mais de 200 quilômetros.
O Airjet é o primeiro carro voador da Govy, mas a empresa já lançou um outro modelo. Trata-se do Aircab, com características similares, mas mais compacto e com menos potência. O Aircab foi projetado para ser uma espécie de Táxi aéreo. No entanto, não há informação de que esse novo veículo seja apresentado nessa edição do Salão do Automóvel.
Além do carro voador, a Govy vai apresentar outros modelos no evento. O Salão do Automóvel acontece entre os dias 22 e 30 de novembro, em São Paulo, e mais de 30 montadoras já confirmaram participação – sendo 10 chinesas.
Continua depois da publicidade
