A empresa responsável pela espuma branca que cobriu a rodovia SC-418, em São Bento do Sul, no Planalto Norte do Estado, será autuada pela prefeitura. O caso chamou atenção e causou curiosidade em quem passava pela região na manhã de terça-feira (10).

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo a Defesa Civil, a causa da espuma foi o derramamento de aproximadamente 400 litros de Lauril éter sulfato de sódio, usado na composição de produtos de limpeza. Com a chuva que caiu no mesmo dia, houve a reação do produto e a formação da camada branca pela rodovia.

A diretora do departamento de Meio Ambiente do município, Viviane Buttelbrun, informou que a empresa responsável pela carga foi identificada e acionou o seguro para fazer a limpeza da pista.

– Devido a quantidade (do produto) e a empresa não ter tomado nenhuma medida de mitigação após o acidente, a empresa será autuada – afirma Viviane.

Continua depois da publicidade

A identificação do produto estava descrita na nota fiscal de transporte, porém a equipe do setor de perícias ambientais do Instituto Geral de Perícias (IGP) coletou amostras da espuma e de água para análise.

O resultado deve sair em uma semana e apontar se realmente se tratava de Lauril éter sulfato de sódio. Com isso, também será possível saber quais as penalidades poderão ser aplicadas, de acordo com o previsto em lei.

Além da coleta de amostras, os técnicos usaram um drone para vistoriar as áreas próximas, como lagoas e rio, e verificar se houve dano à água. Porém, nenhum animal foi encontrado morto ou com problemas de saúde até o momento.

Veja vídeo da espuma na SC-418:

Leia também:

Preso por atacar influenciadora na rua em Joinville é denunciado por estupro; entenda

Continua depois da publicidade

FOTOS: Incêndios em carro e imóvel ligados a prefeito preso de Itapoá são investigados

VÍDEO: Cabine de caminhão pega fogo e trânsito é interditado na BR-280, em Araquari

VÍDEO: Menino é atropelado na faixa de pedestres e tem ferimentos graves em Jaraguá do Sul

Destaques do NSC Total