O empresário André Marcelo Borges, morador de Criciúma, ganhou notoriedade internacional em 2024, ao dar a volta ao mundo de helicóptero em 105 dias. Após mais de seis meses de espera, o Guinness Book, livro dos recordes, reconheceu ele e seu companheiro de viagem, o piloto britânico Peter Wilson, pela façanha realizada. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A notícia da oficialização do recorde foi confirmada nessa terça-feira (22) pelo criciumense. André e Peter conquistaram o recorde pela volta mais rápida ao mundo pelos antipolos. Além disso, o empresário ainda foi o primeiro brasileiro a fazer isso com um helicóptero. 

O local de partida para a viagem em 18 de junho do ano passado foi o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina. O local foi também o ponto de chegada em 1° de outubro, totalizando 105 dias e 7 horas de viagem. 

Os dois pilotos conduziram a aeronave Robinson R66 por mais de 60 mil quilômetros, visitando 35 países. Eles partiram para leste pelos antípodas de Bichura, na Rússia, e El Calafate, na Argentina.

Continua depois da publicidade

— Passamos por Caribe, Estados Unidos, Canadá, Groenlândia, Islândia, Ilhas Faroe. Passamos por toda a Europa, depois descemos novamente aos países da América. Foram vários perigos, mas várias experiências bacanas — conta André. 

A velocidade média dos pilotos foi de 19,21 km/h, e a circunavegação foi homologada pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI). 

O piloto ainda planeja mais um desafio: dar mais uma volta ao mundo, porém em um avião, algo que poderia ser inédito. Ele ainda planeja, futuramente, ir do Brasil à Austrália de vela. 

Veja fotos da viagem

Continua depois da publicidade

Relembre a volta ao mundo

André Borges, de 55 anos, percorreu uma distância de 63 mil quilômetros com o próprio helicóptero. Para se ter noção, a circunferência da terra na linha do Equador é de 40 mil quilômetros. Ele é piloto há mais de 26 anos e tinha o sonho de realizar essa aventura desde criança.

Para conseguir dar conta do recado, o catarinense precisava de um helicóptero à altura. Foi aí que ele investiu mais de R$ 7 milhões em um Robinson R66, uma aeronave canadense de cinco lugares e que pode chegar a 180 km/h. O helicóptero que voa a quatro quilômetros de altura, é com turbina e utiliza querosene ao invés de gasolina.

Ao todo foram 340 horas somente de voo. Durante a viagem, André passou por cinco desertos, pousou em um iceberg e até presenciou um terremoto na Rússia.

— Nós tivemos quatro grandes travessias, que eram do Canadá à Groenlândia, Groenlândia para Islândia, Islândia para Ilhas Faroé, e por último da Rússia para o Alasca. Em todas as travessias enfrentamos problemas meteorológicos — lembra o piloto.

Continua depois da publicidade

Estes momentos foram registrados e publicados no canal ‘de helicóptero pelo mundo’, no Youtube. Durante a expedição ele ficou longe da esposa e dos filhos, comunicando-se por redes sociais ou apenas por rastreador, até retornar ao solo de Santa Catarina.

André ainda conta que a cada voo ele escreveu versos, que devem ser transformados em um livro com desenhos feitos pela filha, contando toda a história.

— Foi uma história muito bacana, que já estou começando a escrever um livro. Temos também material para produzir um documentário sobre essa travessia mundial — completa. 

Recordes pessoais

André conta que foi o primeiro catarinense e o 22° brasileiro a chegar ao cume do Monte Everest, na Ásia. Também já fiz a prova do ironman, no triatlo de 17 horas com natação, bicicleta e corrida. Mesmo depois de inúmeras aventuras, ele ainda quer mais, e planeja novos desafios.

Continua depois da publicidade

Ele busca agora o reconhecimento do recorde de primeiro brasileiro a dar a volta no menor tempo a bordo de um helicóptero.

Leia mais

Festa com tradicional tombo da polenta celebra 148 anos de imigração italiana no Sul de SC

Quem são os cardeais catarinenses que podem participar do conclave e eleger o novo papa