nsc
an

Negócios

Empresas do Norte de SC estão importando mais pelo aeroporto de Florianópolis

Terminal de cargas vem tentando conquistar as indústrias da região com rota direta para os EUA

13/07/2021 - 15h21

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Avião cargueiro na rota de Florianópolis para Miami
Avião cargueiro faz a rota Florianópolis - Miami
(Foto: )

Empresas da região Norte de Santa Catarina estão utilizando mais o aeroporto de Florianópolis na importação de produtos do exterior. A afirmação é do CEO do Floripa Airport, Ricardo Gesse, com base nos dados atualizados do terminal cargueiro na Capital. Segundo o executivo, 12% dos clientes atualmente são da região Norte, atraídos principalmente pela rota Miami - Florianópolis operada pela Latam Cargo desde agosto do ano passado.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O terminal do Floripa Airport vem tentando conquistar esses clientes, que muitas vezes utilizavam até mesmo aeroportos de São Paulo na importação. A vantagem competitiva envolve, principalmente, a praticidade na logística e uma possibilidade de ter a carga na empresa em Joinville e região 24 horas depois dela ter sido embarcada nos EUA.

- A rota cargueira internacional Miami-Florianópolis, operada pela Latam Cargo desde agosto do ano passado, tem atraído a forte indústria catarinense de diferentes regiões. Percebemos uma ascensão na captação e prospecção de novos importadores. O potencial é grande. A rota é inédita no Estado e mantém 100% de regularidade, desde o início. A média semanal transportada nos últimos 2 meses é de 18 toneladas, mas já chegamos a ter 30 toneladas num único voo. Ainda assim, há espaço para crescimento, o avião tem capacidade de 52 toneladas. E já temos prospectado uma segunda rota cargueira - aponta Gesse.

O CEO do Floripa Airport define a operação cargueira do terminal como um "nível intermediário": uma estrutura menor do que outros locais no país, o que permite uma flexibilidade maior, mas com tamanho suficiente para operar qualquer tipo de carga.

- Nós acreditamos em Santa Catarina como um polo logístico do Sul do Brasil, e o aeroporto de Florianópolis é o aeroporto de cargas do Estado. São vários fatores que corroboram com essa premissa: a infraestrutura do terminal, desde a qualidade do pavimento da pista, tamanho da pista, posições de pátio e até a própria localização do terminal de Florianópolis, com fácil acesso para a BR-101. Atualmente, o terminal já é o terceiro do país, fora do eixo Rio-São Paulo, em importação de eletrônicos.

Leia também

Startup lança em SC empreendimento com hub de serviços por aplicativo

O que pode entrar no roteiro de Bolsonaro na visita a Joinville em agosto

Colunistas