Fotos impressionantes mostram a destruição causada pela enchente histórica que atingiu Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí. A cidade enfrentou a maior cheia desde a fundação e viu o rio que corta a cidade subir tão rápido que nem mesmo casas foram poupadas de serem arrastadas pela correnteza. Imagens feitas pelo repórter Juan Todescatt, da NSC TV, revelam que residência inteiras no bairro Liberdade viraram amontoados de madeira.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Ao todo, ao menos 40 casas foram condenadas pela Defesa Civil e as famílias não poderão mais retornar. Além disso, cerca de 90% dos imóveis em Trombudo Central tiveram algum prejuízo com a chuva forte que assolou o Alto Vale. Ao todo, em sete dias, segundo o governo do Estado, choveu 341 milímetros na pequena cidade de 7,2 mil habitantes, o que equivale a 341 litros de água a cada metro quadrado. É mais do que o dobro do esperado para o mês.

— Nós estamos juntando para tentar fazer uma casinha de novo para nós tentamos lutar de novo — diz o mecânico Jean Carlos de Jesus, que viu a casa que havia construída se desmanchar. Para quem puder ajudar, o contato dele é o (47) 9 8864-6658.

Como fazer doações para as vítimas das enchentes em Santa Catarina

Continua depois da publicidade

Veja fotos de Trombudo Central

Imagens feitas nas regiões dos bairros Liberdade e Vila Nova, pelo repórter Juan Todescatt. Confira:

Trombudo Central ficou mais de 24 horas sem energia elétrica, o que também comprometeu o abastecimento de água. Quando a energia voltou, no final da sexta-feira (17), tubulações se romperam, comprometendo ainda mais a situação. Nas áreas mais altas, o sistema ainda não foi totalmente restabelecido, segundo a prefeitura.

O bairro Liberdade foi o mais atingido. Moram cerca de 800 pessoas na região. O posto de saúde da comunidade ficou prejudicado e os atendimentos precisaram ser direcionados para a unidade do Centro. Duas creches que ficam no local foram bastante afetadas, com perda de tudo o que havia dentro. O município está com as aulas suspensas e sem previsão de retorno.

A cidade decretou situação de calamidade pública. A prefeitura divulgou a chave Pix sos@trombudocentral.sc.gov.br para quem puder ajudar com doações.

Continua depois da publicidade

Leia também

Com novo alerta para temporais, dias de sol estão contados em SC