James Harden é mais uma vez trocado e irá vestir as cores do sexto time na carreira. Eleito MVP da NBA em 2018, o “Barba” deixa o Los Angeles Clippers nessa terça-feira (3) rumo a conferência leste em uma das trocas mais inesperadas da Trade Deadline.

Continua depois da publicidade

Harden já havia pedido oficialmente aos Clippers para ser trocado há algumas semanas, não sendo relacionado para os últimos dois jogos da equipe por “motivos pessoais”.

Veja alguns times que Harden jogou

O três vezes cestinha da liga e 11 vezes All-Star é o mais novo armador do Cleveland Cavaliers. Esta será a sexta franquia que James Harden defende durante a carreira. Draftado pelo Oklahoma City Thunder, soma passagens também por Houston Rockets, Brooklyn Nets, Philadelphia 76ers e LA Clippers.

Veja detalhes da troca de James Harden para Cleveland

Com o pedido de saída confirmado, o valor de mercado de James Harden baixou ao que se costuma “pagar” por um jogador que foi All-Star na temporada anterior. A troca acertada entre as duas franquias envolve dois armadores e uma escolha de draft.

O Cleveland Cavaliers recebe James Harden aos 36 anos e no último ano de contrato, com salário de 39,18 milhões de dólares (cerca de R$ 205,2 milhões). O veterano soma médias de 25,4 pontos e 8,1 assistências nesta edição da NBA.

Continua depois da publicidade

O Los Angeles Clippers recebe o duas vezes All-Star, Darius Garland e uma escolha de segunda rodada no draft deste ano. O armador de 26 anos está fora por lesão desde 14 de janeiro por conta de uma entorse de grau 1 no dedo do pé direito, com médias de 18 pontos e 6,9 assistências.

Os dois jogadores recebem os mesmos 39 milhões de dólares, o que permite a troca sem a inclusão de demais jogadores. As trocas na NBA obrigatoriamente envolver a mesma movimentação financeira, onde os jogadores que saem e chegam a um time devem somados ter salários iguais.

Pelo lado dos Cavs, o time agora ganha experiência, além de um grande pontuador e organizador para jogar ao lado de Donovan Mitchell, Evan Mobley e companhia. A franquia também conseguirá desafogar em 2 milhões de dólares a folha salarial no fim da temporada.

A player option — quando o jogador escolhe se renova ou não — do contrato atual de Harden prevê uma renovação de 42 milhões, um pouco menor que os 44 milhões que Garland receberá em 2027-28. Cleveland é o segundo time mais caro da liga, com folha de 235 milhões de dólares (R$ 1,2 bilhão)

Continua depois da publicidade

Os Clippers, por outro lado, conseguem se desfazer de forma imediata de um atleta que não queria mais estar na equipe. Ainda conseguem um jogador jovem que já provou estar em nível de All-Star. A franquia de Los Angeles é uma das maiores médias de idade da liga (29,1 anos).

Harden pode retornar aos Clippers

Los Angeles Clippers e Cleveland Cavaliers se enfrentam nesta quinta-feira à 00h30, na Intuit Dome, na ex-casa de Harden. Os Cavs são o atual quinto colocado da conferência leste, com 30 vitótias e 21 derrotas, e está na disputa não só pela vaga direta aos playoffs, mas também pelo mando de quadra.

Os Clippers são o nono no lado oeste, com 23 vitórias e 26 derrotas, e sonham com uma vaga direta aos playoffs. Ainda não foi confirmado se Harden irá jogar, por mais que seja improvável.

A partida terá transmissão do NBA League Pass (Verificar disponibilidade com seu serviço de streaming e/ou sua operadora de TV por assinatura).

Continua depois da publicidade

*Sob a supervisão de Marcos Jordão