Algumas pessoas podem considerar que o tênis não é um esporte tão popular em alguns lugares do mundo, como aqui no Brasil, por exemplo, mas recentemente a modalidade esportiva tem vivido uma grande era. Tanto que cada vez mais gente se liga em seus grandes eventos para acompanhar alguns dos melhores jogos de sua história.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Além disso, muitas promessas jovens estão vindo com tudo na esperança de manter o nível do torneio olímpico altíssimo. Desse modo, para quem quer aproveitar a oportunidade e torcer para os tenistas brasileiros mas não sabe ao certo como o esporte funciona, continue a leitura a fim de conhecer melhor como se pratica o tênis.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre o tênis como esporte

Conheça mais sobre a história do tênis

Segundo o site oficial dos Jogos de Paris 2024, o precursor do tênis foi o “jeu de paume”, ou jogo de mão. A modalidade foi desenvolvida na França no século XI, e consistia em um jogo realizado em mosteiros. Quem participava precisava acertar uma bola com a palma da mão em direção às paredes e telhados do local. Já o tênis como conhecemos hoje se popularizou na Inglaterra durante o século XIX.

Na época, o All England Cricket Club observou o crescimento da modalidade e permitiu que os tenistas utilizassem os gramados de Cricket para jogar. Curiosamente, o torneio de Wimbledon ainda acontece lá.

Continua depois da publicidade

Tênis nas Olimpíadas 

A presença do tênis no Programa Olímpico sempre foi esporádica. Antes de tudo, ele foi uma das primeiras modalidades na edição inicial das Olimpíadas da Era moderna, realizada em Atenas, em 1896. 

Contudo, o esporte foi retirado das Olimpíadas após a edição de 1924. Isto pois havia uma disputa da Federação Internacional de Tênis com o Comitê Olímpico Internacional (COI) no que dizia respeito aos jogadores que participaram das disputas. E apesar de ter aparecido como uma tentativas na Cidade do México em 1968, ele só voltou definitivamente ao programa olímpico na edição de Seoul 1988. 

Regras do tênis 

Nas partidas olímpicas, as partidas de tênis são realizadas em uma melhor de três sets. Para vencer um set, os jogadores precisam vencer seis games. Em caso de empate em 5 x 5 no set, é preciso abrir 7 x 5. Contudo, em caso de 6 x 6 é realizado um tie-break até sete pontos. Além disso, existem torneios masculinos e femininos, tanto em simples quanto em duplas, somando com duplas mistas.

Continua depois da publicidade

Grandes atletas do tênis 

Grandes nomes do tênis mundial já entraram nas quadras das Olimpíadas. Dentre eles estão nomes como Roger Federer, Rafael Nadal, Serena Williams e Novak Djokovic. Esse último inclusive é considerado o melhor tenista masculino da história. Ele pretende disputar os Jogos de Paris, mas terá de enfrentar ótimos jovens, como o espanhol Carlos Alcaraz, e o italiano Jannik Sinner.

Além disso, uma das esperanças de medalha para o Brasil é a tenista Beatriz Haddad Maia. No momento de produção dessa reportagem ela é a 13ª do ranking mundial feminino, além de ter sido semifinalista do Grand Slam de Roland Garros em 2023.

Leia também

Medalhas Olímpicas de ouro não são de ouro? Descubra do que são feitas

As curiosidades olímpicas que você pode não saber que existem

Destaques do NSC Total